Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Círculo vicioso e Confusão de causa e efeito

Detalhamento das falhas de argumentação conhecidas como Círculo Vicioso e Confusão de Causa e Efeito.

Fuga do assunto e Falsa analogia

Simplificação exagerada e Generalização

Estereótipos e Simples inspeção

O texto argumentativo é aquele em que defendemos um ponto de vista com o objetivo de convencer, persuadir ou influenciar o leitor ou ouvinte. Esse convencimento é feito mediante a apresentação de razões, em face da evidência das provas com base em um raciocínio coerente e consistente.

Para que o leitor seja convencido de uma ideia, ela deve ser construída por meio de evidências. Ela pode ser comprovada por meio de exemplos, ilustrações, dados estatísticos, argumentos de autoridade, entre outros. A evidência é o elemento mais importante da argumentação, pois toda argumentação consiste em uma declaração seguida da prova.

No entanto, cabe destacar também que um texto mal planejado pode apresentar falhas na argumentação, de modo que gere uma conclusão falsa acerca das premissas levantadas na constituição de um parágrafo argumentativo.

Falhas na argumentação

Uma das principais falhas na construção de uma redação dissertativo-argumentativa é a questão da não-diferenciação entre tema e assunto. No ano de 2016, por exemplo, o tema do Enem foi sobre "Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil". No entanto, diversos candidatos escreveram sobre a intolerância religiosa, ou seja, sobre o assunto, a questão ampla e não sobre as formas de combater a intolerância religiosa, abrangendo então a delimitação e recorte pedido pela banca. Essa confusão entre tema e assunto provoca o tangenciamento da discussão e atrapalha na formulação dos argumentos, uma vez que não se apresenta justificativas acerca de uma problemática, apenas explica-se sobre um assunto, tornando o parágrafo expositivo.