Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Rendimento

Este vídeo apresenta uma introdução sobre rendimento e a relação da m teórica e a massa real.

Calculando a massa teórica a partir do rendimento

Calculando o rendimento

Calculando a massa necessária de reagente para obter dado rendimento

Estequiometria

Estequiometria é um assunto muito recorrente no vestibulares. A melhor forma de enetender esse assunto é atravez de exemplos. Visto que, as questões são parecidas, onde o passo a passo a seguir nós ajuda a resolver as questões:

I.       Escrever a equação química mencionada no problema.

II.      Balancear ou acertar os coeficientes dessa equação (lembre-se de que os coeficientes indicam a proporção em mols existente entre os participantes da reação).

III.     Estabelecer uma regra de três entre o dado e a pergunta do problema, obedecendo aos coeficientes da equação, que poderá ser escrita em massa, ou em volume, ou em mols, conforme as conveniências do problema.

Um detalhe muito importante é com relação aos casos mais específicos. Que muita das vezes aparecem misturados. Isso junto da interpretação que todas as questões de estequiometria sempre cobram, são questões geramente mais difíceis. 

Nesse aula nós iremos falar em específico de rendimento.

Rendimento

Numa reação química, é praticamente impossível que uma reação apresente rendimento de 100%. Isso quer dizer que, numa reação, a massa obtida no final será sempre menor do que 100%. Quando calculamos uma reação na teoria, é necessário levarmos em consideração o redimento. Pois sem ele, os resultados obtidos na prática, em um laboratória, sempre será menor do que o da teoria. 

Para  entender melhor, vamos ver uma situação que envolve rendimento:

Vamos considerar a reação:

C + O2  --> CO2

Supondo que deveriam ser produzidos 100 litros de CO2 (CNPT); vamos admitir também que, devido a perdas, foram produzidos apenas 90 litros de CO2 (CNPT), logo o rendimento foi de 90%.

100L _______ 100%

 90L _______ x

        X= 90%

Em casos assim, dizemos que:

Rendimento é o quociente entre a quantidade de produto realmente obtida em uma reação e a quantidade que teoricamente seria obtida, de acordo com a equação química correspondente.