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Gêneros Literários
Os gêneros literários são conjuntos ou categorias que reúnem aspectos semelhantes de forma e conteúdo em relação às produções literárias. Esse agrupamento também pode ser realizado de acordo com características semânticas, contextuais, discursivas e sintáticas. O filósofo Aristóteles foi o primeiro a definir os gêneros e os dividiu em três importantes classificações: épico ou narrativo, dramático e lírico.
Gênero épico/narrativo
No gênero épico, temos a presença de um narrador que conta, de forma heroica, um episódio sobre a história de um povo e seus personagens. O narrador fala de um determinado passado e apresenta também o espaço onde sucederam as ações. Em geral, o texto é constituído por versos e há a presença de elementos míticos ou fantasiosos. Duas obras muito conhecidas são “Ilíada” e “Odisseia”, heróis épicos da Grécia Antiga. Na Idade Média, Dante Alighieri retoma a escrita com “Divina Comédia”; já na Era Moderna, Luís Vaz de Camões revive o gênero com “Os Lusíadas”. Abaixo, você encontra um pequeno trecho de “Ilíada” e algumas características da lírica épica:
“Torna ao conflito o herói; se à frente há pouco
Era atroz, o furor se lhe triplica.
Quando o leão, que assalta agreste bardo,
Sem rendê-lo o pastor golpeia e assanha,
Foge e a grei desampara; a pulo a fera
Trepa, amedronta o ermo, umas sobre outras
Atropela as lanígeras ovelhas,
Do redil sai ovante e ensangüentado:
Anda assim na baralha o cru Tidides.”
Já o texto gênero narrativo nasce na modernidade derivado do épico, no entanto, é constituído em prosa. São exemplificados pelas novelas, romances, contos, etc. Por desenvolver uma estrutura diferente das antigas obras épicas, ela é caracterizada por:
- Apresentação: Introdução dos personagens, tempo, espaço em que seguirá a narrativa.
- Desenvolvimento: parte da história é desenvolvida com base nas ações dos personagens, direcionando a um momento de ápice.
- Clímax: momento da história de maior tensão, é o ápice da narrativa.
- Desfecho: finalização dos conflitos e desenvolvimentos, conclusão dos peronagens e de suas relações.
Leia, abaixo, um trecho da obra “Senhora”, de José de Alencar e identifique as características do texto narrativo:
“Já estava no terceiro ano, e se a natureza que o ornara de excelentes qualidades lhe desse alguma energia a força de vontade, conseguiria ele vencendo pequenas dificuldades, concluir o curso; tanto mais quanto um colega e amigo, o Torquato Ribeiro lhe oferecia hospitalidade até que a viúva pudesse liquidar o espólio. Mas Seixas era desses espíritos que preferem a trilha batida, e só impelidos por alguma forte paixão, rompem com a rotina. Ora, a carta de bacharel não tinha grande solução para sua bela inteligência mais propensa à literatura e ao jornalismo.”
Elementos do gênero épico/narrativo
Os elementos da narrativa são essenciais para o gênero, pois é por meio deles que ocorre o decorrer das ações da história. Dividem-se em cinco:
- Personagem: São as pessoas presentes na narrativa. De acordo com sua importância, são denominadoscomo “protagonistas” (figuras principais) ou “coadjuvantes” (personagens secundários)
- Enredo: É o tema/assunto da história, que pode ser contada de maneira linear ou não-linear (respeitando ounnão a cronologia). E a partir dele que irá se desdobrar o decorrer da narrativa.
- Tempo: Podendo ser cronológico (que segue uma linearidade dos acontecimentos) ou de modo interior e digressivo, é importante ressaltar que toda a narrativa é transmitida em um certo tempo para que se façam nos acontecimentos.
- Espaço: É o local em que se desenvolve a narrativa. Podendo ser físico ou psicológico, determinará onde as ações irão acontecer.
- Narrador: Também chamado de “foco narrativo”, é a “voz” do texto, ou seja, é quem irá transmitir as ideias presentes da narrativa.
Gênero dramático
Como gênero dramático, entende-se textos que foram criados para serem representados, encenados, como ocorre com os textos de cunho teatral. A voz narrativa está vinculada aos personagens, encenada por atores, e esses contam uma história por meio de diálogos ou monólogos, possuindo rubricas – ou seja, marcações do diretor sobre as ações dos atores – e direcionando a história. Alguns exemplos de gênero dramático são a comédia, a tragédia, a tragicomédia e a farsa.
Gênero Ensaístico
Não faz parte dos gêneros literários clássicos (épico, dramático e lírico), mas, com o passar do tempo, textos novos foram aparecendo e não se encaixavam na divisão clássica de gêneros, por isso muitos teóricos defendem o surgimento desse gênero. É um texto não ficcional que apresenta características literárias (uso artístico expressivo da linguagem). Exemplos de textos eu se enquadram nesse gênero:
- carta;
- crônicas;
- discursos;
- autobiografias;
- biografias;
- ensaios.
Gênero lírico
Os textos do gênero literário lírico costumam ser breves, pois, diferentemente dos épicos/narrativos, não há uma história sendo contada, há a supressão do enredo. Versam sobre sentimentos, divagações e expressões do eu-lírico e é por meio deles que o indivíduo extravasa suas emoções, por isso a subjetividade é uma das características principais desse modo de escrita. Os poemas são textos que se enquadram, em sua maioria, nesse gênero.
Os textos poéticos representam muito o gênero lírico, que mantém relações estreitas com a música. Antigamente, as obras eram acompanhadas por instrumentos musicais. Recursos sonoros se fazem presentes nesses textos até a atualidade, como métrica, rima e figuras de linguagem moram neles.
Recursos sonoros
Métrica: organização silábica de acordo com a fala e não com a ortografia que privilegia a sonoridade dos versos. Conta-se desde a primeira sílaba até a última tônica do verso.
Exemplo:
E/ra u/ma/ ca/sa → de acordo com a fala: é¹ ru² ma³ cá4 sa (paramos de contar na última sílaba tônica do verso)
Mui/to em/gra/ça/da
Não/ ti/nha/ te/to
Não /ti/nha /na/da
Vinicius de Moraes
Os versos acima têm 4 sílabas métricas.
Os versos podem ser classificados de acordo com as sílabas métricas:
Versos de 5 e 7 sílabas métricas são chamados de redondilhas. Os de 5 sílabas métricas são chamados de redondilhas menores e os de 7, redondilhas maiores. Esses versos são muito populares.
Versos de 8, 9, 10, 11 sílabas métricas/poéticas, por exemplo, são classificados de acordo com a sua quantidade. Ex: 11 sílabas métricas – versos hendecassílabos.
Além desses, há os versos de 12 sílabas poéticas, ou também conhecidos como versos Alexandrinos. São muito importantes para a criação de textos épicos.
Rima: repetições sonoras no final dos versos. Podem ser avaliadas quanto a disposição nos versos e quanto a qualidade.
Quanto à disposição nos versos
Alternadas: ABAB
Emparelhadas: AABB
Interpoladas: ABBA
Misturadas: requer poemas longos para que possa existir
Quanto à “qualidade”
Pobre: rima de palavras pertencentes à mesma classe gramatical.
Rica: rima de palavras pertencentes a classes gramaticais diferentes.
Preciosa: rimas de palavras pertencentes a mais de duas classes gramaticais (ex: estrela / vê-la).
Obs.: versos brancos são os que não apresentam rimas.
Outros recursos sonoros
Anáfora: repetição de um mesmo termo, gerando um eco proposital dentro do texto.
Aliteração: Repetição de sons consonantais. Como por exemplo:
Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas
Cruz e Souza
Assonância: repetição de sons vocálicos.
Refrão: não é uma figura de linguagem, mas um verso que se repete a fim de criar ritmo.