Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

As diferenças entre Textos Literários e Textos Não-Literários

Acompanhe a aula sobre Textos Literários e Não-Literários

Exemplos de Textos Literários e Não-Literários

É muito importante, quando tratamos de literatura, saber dos conceitos por trás na produção de um texto literário, ou seja, de um texto com propósitos artísticos - trata-se de uma forma de arte que tem como matériaprima a palavra.Primeiramente, é preciso lembrar do conceito de literário e de não literário. Literário é todo texto que não apresenta compromisso com o real nem com os fatos: por mais que um autor tenha como referência a realidade, ele acabará recriando-a de alguma forma, colocando em seu texto sua interpretação subjetiva e sua visão de mundo particular. Já os textos não literários tendem à objetividade: o autor tem como objetivo transmitir sua mensagem da maneira mais clara e direta quanto possível. De uma maneira geral, pode-se dizer que o texto literário tem como foco a emoção enquanto o texto não literário tem como foco a informação.

Em segundo lugar, é importante apontar que, apesar de a literatura ser um recorte específico das diferentes manifestações artísticas, ela em diversos momentos da história tangenciou as artes plásticas, apresentandose em movimentos que também abarcaram a pintura, a escultura e, para além das artes plásticas, o cinema.

Assim, vemos que o conceito de arte e literatura são inseparáveis. Por isso, nos vestibulares, questões que aproximem os dois conceitos não são raras. Além disso, questões que tratam da diferenciação da linguagem referencial – direta, objetiva – da linguagem poética são recorrentes. 

Observe os exemplos a seguir:

Texto literário

Pneumotórax

Febre, hemoptise, dispneia e suores noturnos.

A vida inteira que podia ter sido e que não foi.

Tosse, tosse, tosse.

Mandou chamar o médico: 

— Diga trinta e três.

— Trinta e três… trinta e três… trinta e três…

— Respire.

……………………………………………………………………….

— O senhor tem uma escavação no pulmão esquerdo e o pulmão direito infiltrado.

— Então, doutor, não é possível tentar o pneumotórax?

— Não.

A única coisa a fazer é tocar um tango argentino.

Manuel Bandeira

 

Texto não literário

Governo do RJ autoriza volta do público aos estádios de futebol

Lotação máxima é de 30% da capacidade dos estádios. Jogos estão autorizados apenas em municípios das regiões que estejam com as bandeiras amarela ou verde para coronavírus. Afastamento entre torcedores será de 2 metros, e máscaras são obrigatórias.

Um decreto do governo do Estado autorizou a volta de público aos estádios com 30% da capacidade e obrigatoriedade de uso de máscaras dentro do local das parti https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/09/24/governo-do-rj-publica-autorizacao-para-volta-do-publico-a-estadios-de-futebol.ghtmldas, além de outras medidas de proteção contra o novo coronavírus.

A medida foi assinada pelo governador em exercício Cláudio Castro, em edição extra do Diário Oficial de quarta-feira (23).

Os jogos estão autorizados apenas em municípios das regiões que estejam com as bandeiras amarela ou verde, com risco muito baixo ou baixo de contaminação do coronavírus.

Disponível em: https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2020/09/24/governo-do-rj-publica-autorizacao-para-volta-do-publico-a-estadios-de-futebol.ghtml | Acesso em 25.09.2020