Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Probabilidade com exclusão

Nesta aula, o professor irá resolver uma questão em que temos uma probabilidade de exclusão.

Probabilidade de um jogo

Continuação do exercício anterior

Soma de probabilidades

Probabilidade de raspadinha

Probabilidade condicional

Probabilidade do “ou”

Probabilidade de bolinhas numa caixa

Probabilidade

Experimento Aleatório: É todo aquele que o resultado é imprevisível como, por exemplo, o lançamento de um dado não viciado. Podemos lançar um dado n vezes mas ainda assim não podemos ter certeza do resultado.

Espaço Amostral: São todos os resultados possíveis do experimento aleatório. Esse conjunto é denotado por S ou Ω e também pode ser chamado como casos possíveis. No caso do dado S = {1, 2, 3, 4, 5, 6} que são as possibilidades de resultado de lançamento de um dado.

Evento: É qualquer subconjunto do espaço amostral. Quando calculamos probabilidade, estamos querendo saber a probabilidade do evento acontecer e é representado pela letra E . Também chamado de casos favoráveis. Por exemplo: Em um lançamento de dados, se o evento A forem os números pares então ele será: A = {2, 4, 6}

Dessa forma, podemos considerar que probabilidade de ocorrer o evento A é:



Ou seja, se quisermos saber a probabilidade de um lançamento de dado o número tirado ser ímpar, a resposta seria 3/6
É comum a resposta vir também como uma fração irredutível ou como porcentagem. No caso de 6/3​​, a fração irredutível seria 1/2 e em porcentagem seria 50%, dividindo 1 por 2 temos como resposta 0,5 ou seja 0,5 = 5/10 = 50/100​​ = 50%

Têm-se a probabilidade de 50% que o evento ocorra então temos 50% de que ele não ocorra, ou seja, do total 100% tiramos a probabilidade de o evento ocorrer e o resultado seria a probabilidade dele não ocorrer. Essa probabilidade é chamada de probabilidade complementar.

Definição

Chamamos de experimentos aleatórios aqueles que, repetidos em idênticas condições, produzem resultados diferentes. Embora não saibamos qual o resultado que irá ocorrer num experimento, em geral, conseguimos descrever o conjunto de todos os resultados possíveis que podem ocorrer. As variações de resultados, de experimento para experimento, são devidas a uma multiplicidade de causas que não podemos controlar, as quais denominamos acaso.

A probabilidade de um evento constituído por um certo número de elementos é a soma das probabilidades dos resultados individuais que constituem o evento A.



Sendo p a probabilidade, temos que, 0 ≤ p ≤1

Probabilidade complementar

Seja A um evento; então A​C​​ será também um evento que ocorrerá se, e somente se, A não ocorrer. Dizemos que A​C​​ é o evento complementar de A e calculamos, AC​​ = 1 − P (A).