Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Antecedentes

Acompanhe a aula sobre os antecedentes.

Os Tudor e os Stuart

A guerra civil

Cromwell e a República

A Restauração Stuart

Revolução Gloriosa e Consequências

A Revolução Burguesa

As revoluções inglesas, assim chamada por ser dividida pelos historiadores em duas etapas, primeiro com a Revolução Puritana (1640-1648) e, em seguida, com a Revolução Gloriosa (1688 – 1689), marcaram a história da Europa como precursoras de um movimento de ascensão da burguesia e de ataques aos privilégios nobiliárquicos e ao poder monárquico. 

Apesar do absolutismo ter representado um regime político bem difundido pela Europa durante a Idade Moderna, na Inglaterra, esse modelo não obteve uma longa estabilidade como em outros Estados modernos do continente, visto que, já em 1215, a criação da Magna Carta limitava o poder real e frustrava as tentativas de centralização. 

A fragmentação deste poder, assim, no início da Idade Moderna, permitiu não só que as nobrezas regionais tivessem maior poder como a própria burguesia ascendesse economicamente. Essa descentralização, no entanto, foi interrompida apenas no século XVI quando, após a Guerra das Duas Rosas (1455 – 1485), entre as famílias York e Lancaster pelo trono inglês, acabou enfraquecendo a nobreza e levando ao trono Henrique VII, da família Tudor e, posteriormente, Henrique VIII (1509-1547), que deu corpo ao absolutismo inglês. 

Apesar da postura centralizadora deste rei, o absolutismo não conseguiu se estabilizar na Inglaterra gerando assim diversos conflitos com o parlamento e sendo muitas vezes responsável pelo crescimento das tensões religiosas. O momento mais sensível entre rei e parlamento, no entanto, se configurou com a dinastia Stuart, com Jaime I (1603 – 1625) e Carlos I (1625 – 1648). 

A Revolução Gloriosa consagrou a vitória burguesa e limitou definitivamente os poderes reais, consolidando a monarquia parlamentarista inglesa.