Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Genocídio americano

Confira!

Grandeza das civilizações pre-colombianas

Espanhóis impressionados

Conquista e doenças

Sincretismo e resistência

América Espanhola

A conquista da América Espanhola foi o processo de ocupação da América pelos espanhóis e consequente controle sobre as áreas até então ocupadas pelos povos nativos, entre os quais podemos destacar Astecas e Incas. A primeira expedição de espanhóis à América chegou em 1492, liderada por Cristóvão Colombo. Colombo morreu em 1506,
depois de fazer mais três viagens à América. Até o último momento, no entanto, ele acreditou ter chegado às Índias. O erro seria corrigido logo após sua morte pelo navegante Américo Vespúcio. Por muito tempo, no entanto, a América continuaria a ser chamada também de Índias Ocidentais.

Para consolidar a ocupação do território e enfrentar a resistência dos povos nativos – que eram a imensa maioria – os espanhóis se aproveitaram de sua superioridade bélica, com a utilização de armas de fogo e cavalos. A vitória espanhola também pode ser explicada pela questão biológica, ou seja, a disseminação de doenças que não existiam na América, provocando epidemias fatais aos nativos. Outro fator determinante foi a aliança com povos dominados pelo Império Asteca e Inca, estimulando as desavenças que já existiam entre os nativos.

Por fim, podemos levar em consideração o medo, uma vez que os indígenas a principio pensavam que os espanhóis eram a encarnação de deuses. Os Astecas, por exemplo, acreditavam que os conquistadores liderados por Hernán Cortés eram mensageiros de Quetzacoatl.

O domínio do Novo Mundo permitiu o crescimento e a manutenção dos países europeus durante mais de dois séculos, assim como a consequência também perdurou dentro do continente dominado através da aculturação, da catequização imposta, da exploração sem limites, da destruição de seus templos e locais sagrados, da imposição dos hábitos europeus e do genocídio sistemático da população nativa.

A colonização da América e a expansão marítima são alguns dos temas mais cobrados no Enem e para te ajudar a compreender melhor separamos alguns exercicios para você entender como o conteúdo é cobrado. Vamos nessa?!