Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Guerra do Ópio

No decorrer do século XIX, a China foi dominada pelos ingleses devido à forte concorrência imperialista na Ásia. Uma guerra anglo-chinesa foi um dos pontos mais importantes dessa dominação. Teve como uma de suas principais causas o comércio ilegal de ópio realizado nas cidades chinesas.

Imperialismo Japonês

Partidos Chineses

República Popular e Comunista da China

Governo Máo (1949-1976)

Deng Xiao Ping

A expansão do socialismo

A Revolução Chinesa é o resultado de um processo que se iniciou com a derrubada da monarquia chinesa comandada pela Dinastia Manchu dos Qing no ano de 1911. Com a criação do Kuomintang, conhecido como Partido Nacionalista, e a fundação do Partido Comunista Chinês (PCC) as disputas em torno de cada projeto político para a nação se iniciam. Não podemos esquecer que o sucesso da Revolução Russa, em 1917, fortaleceu a expansão dos ideais comunistas ao redor do mundo. 

Em um contexto de medo do crescimento dos ideais socialistas e da disputa entre os partidos, Mao Tsé-tung e seus companheiros foram duramente perseguidos pelo Partido Nacionalista marcando o início de um período de guerra civil no país. 

Tal perseguição levou A Longa Marcha (1934-1935), que foi a caminhada de Mao e seus seguidores para o Norte da China por mais de 10.000 km. Apesar de boa parte dos seus seguidores terem morrido ao longo da caminhada, suas ideias lograram sucesso entre os camponeses, o que acabou fortalecendo a figura de Mao Tsé-tung e seu projeto socialista. 

Após o fim da Segunda Guerra Mundial e a derrota japonesa no conflito, os partidos retomam a programação normal, que era marcada pela guerra civil. Porém, com o fortalecimento ocorrido durante o ano da Longa Marcha, o PCC fez uma série de outras marchas que ampliaram o domínio comunista para novas áreas, popularizando seus ideais e arrebanhando o apoio de uma considerável massa populacional, composta principalmente por camponeses. 

Em um contexto de Guerra Fria, os Estados Unidos davam suporte para o Partido Nacionalista, porém não foi suficiente para barrar a popularidade e base de apoio que o Partido Comunista Chinês possuía. A expansão comunista saiu do âmbito rural e atingiu as zonas urbanas com a conquista de Pequim, capital da China, no início de 1949. 

Sem saída, o Partido Nacionalista e a alta burguesia chinesa fugiram do país e se concentraram na ilha de Formosa, conhecida como Taiwan, com o auxílio dos Estados Unidos. No cenário de Guerra Fria, o sucesso da Revolução Chinesa, marcou uma derrota significativa para o bloco capitalista, uma vez que a China já era um dos maiores países do mundo e o mais populoso.