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ENEM 2013: Questão 01 sobre Geografia do Brasil/Urbanização brasileira

Acompanhe a resolução de exercícios do Enem de 2009, 2011, 2012 e 2013

ENEM 2013: Questão 02 sobre Geografia Geral/Urbanização

ENEM 2013: Questão 07 sobre Geografia do Brasil/População Brasileira

ENEM 2013: Questão 09 sobre Geografia Geral/Transportes

ENEM 2013: Questão 14 sobre lógica de produção no Fordismo e Toyotismo

ENEM 2013: Questão 16 sobre Geografia Geral/Indústria

ENEM 2013: Questão 17 sobre Geografia Geral/Indústria

ENEM 2013: Questão 19 sobre globalização e seus aspectos antagônicos

ENEM 2013: Questão 21 sobre Estado Palestino

ENEM 2013: Questão 25 sobre revolução das comunicações e as relações sociais

ENEM 2013: Questão 28 sobre Terraceamento e erosão laminar

ENEM 2013: Questão 30 Sobre Espaço Rural Brasileiro

ENEM 2013: Questão 34 Sobre Urbanização Mundial

ENEM 2013: Questão 37 sobre Fontes de Energia e Vegetação

ENEM 2013: Questão 39 sobre Transportes e Industrialização Brasileira

ENEM 2013: Questão 42 sobre Revolução Industrial e poluição atmosférica

ENEM 2013: Questão 43 sobre Energia

A prova de Geografia está inserida na prova de Ciências Humanas e suas tecnologias. Geralmente é composta por 15 questões, mas essa quantidade pode ser minimamente variável. Historicamente os temas mais cobrados são geografia agrária, impactos ambientais, urbanização, industrialização, globalização e aspectos da geografia física brasileira, como clima, solo, vegetação e relevo. Nesse sentido essa prova não foi tão diferente. Entre os temas mais cobrados estão:

  • Urbanização
  • Transportes
  • Indústria
  • Energia
  • Espaço rural brasileiro

As questões sobre indústria, como a 16 e 17, trouxeram uma abordagem mais atual a partir de conteúdos relacionados ao Toyotismo, como a flexibilização da produção e do trabalho. Para acertar essas questões era fundamental conhecer as características e consequências dessa flexibilização no processo produtivo. As questões de urbanização, como a 01 e 02, fazem uma abordagem a partir da histórica concentração populacional da população brasileira no litoral e sua relação com conflitos em terras indígenas, bem como as atuais características do processo de urbanização marcado pela especulação imobiliária. Por fim, as questões sobre transporte buscaram destacar a importância da intermodalidade nos modais de transporte, além de debater política de desenvolvimento de Juscelino Kubitschek e o rodoviarismo.