Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

A Revolução Verde

Nesta aula o Prof. Claudio Hansen explica como a Revolução Verde alterou as relações rurais. Introduzindo um novo tipo de mão de obra e criando serviços diferenciados no meio rural.

O complexo agroindustrial - Indústria de insumos

Atividades primárias - Agricultura e pecuária

A indústria de beneficiamento

Agronegócio x Agroindustria

Revolução Verde

A Revolução Verde foi um processo que levou à passagem da agricultura tradicional, caracterizada pelo plantation e uso intensivo de mão de obra, para a agricultura moderna, através de inovações tecnológicas que permitiram aumentar a produtividade agrícola.

No Brasil, assim como em outros países em desenvolvimento, a Revolução Verde teve início nas décadas de 1960-1970. Anteriormente, a indústria estava associada à cidade, enquanto a agricultura, a pesca e a pecuária estavam associadas ao campo. Com a Revolução Verde, a relação campo-cidade se intensificou, com o campo dependendo cada vez mais da cidade e vice-versa.

Nesse momento, a agricultura passou a exigir menos mão de obra, entretanto mais qualificada, isto é, mais preparada para manusear os maquinários agrícolas, as técnicas de cultivo, fertilização e utilização de agrotóxico. Essa nova demanda estimulou o chamado êxodo rural (fluxo de população do campo em direção à cidade), devido à diminuição da oferta de empregos no campo. Outra transformação foi a mudança no perfil do trabalhador que reside no campo, que passou a ter uma renda elevada, resultando em uma demanda por melhores serviços. Com isso observou-se o crescimento de uma rede de cidades médias no interior do país.

 

Complexo agroindustrial

A nova estrutura produtiva do campo é chamada de CAI (Complexo Agroindustrial) ou agroindústria, e consiste em três etapas principais:

  • Primeira etapa – indústria de insumos: Tudo o que é necessário para desenvolver a atividade agrícola, como maquinário, irrigação, adubação, correção do solo, agrotóxico e Organismos Geneticamente Modificados (OGM).
  • Segunda etapa – agricultura e pecuária: Atividade típica do campo, plantação e criação de animais. O Brasil se destaca muito nos dois, tanto na agricultura quanto na pecuária, pois investe em tecnologia e pesquisas.
  • Terceira etapa – indústria de beneficiamento: Consiste na adaptação dos produtos agrícolas para os moldes do mercado, ou seja, a etapa final não é mais a colheita agrícola. Cabe destacar que o beneficiamento agrega valor ao produto.