Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Fontes de energia e carvão mineral no Brasil

Ricardo Marcílio fala tudo o que você precisa saber sobre fontes de energia no Brasil. Confira!

Petróleo e gás natural no Brasil

A matriz de energia elétrica

Energia elétrica na bacia amazônica

Energia elétrica na bacia do Paraná e a bacia do São Francisco

As fontes de energia estão profundamente relacionadas à ampliação da cidade e criação de indústrias. Para todo trabalho realizado é necessário o uso de energia. A comunicação e o transporte só funcionam com ela. Neste sentido, as fontes de energia estão relacionadas à produção de combustível e de eletricidade.

É importante destacar que os combustíveis fósseis são as principais fontes de energia voltadas para os transportes, ou seja, relaciona-se com a energia no sentido de produção de combustíveis e é a principal fonte utilizada pelos países, representando assim uma grande parcela de suas matrizes energéticas. Por outro lado, quando se fala em alternativas ao uso dos combustíveis fósseis, identificam-se soluções energéticas para a produção de eletricidade, como hidrelétricas. Ou seja, a grande maioria das fontes alternativas de energia não substituem o uso de combustíveis fósseis para a produção de combustíveis. Para esse caso existem algumas poucas alternativas já em desenvolvimento como, por exemplo, a produção de biocombustíveis a partir de cana de açúcar e de beterraba.

Caba ressaltar que nem todas as fontes alternativas são consideradas renováveis, isso porque são definições distintas. Quando se fala em fontes alternativas de energia, está sendo feita referência às fontes que não são combustíveis fósseis. Já quando se fala em fontes renováveis (energia limpa) refere-se àquelas cujo recuso utilizado não se esgotará, pois, após ser utilizado para a geração de energia ele permanece na natureza, como a energia eólica e solar. Um outro exemplo para distinguir os termos é a energia nuclear, ela é considerada alternativa, mas não considerada renovável.

Sobre a vantagem e a desvantagem da utilização das fontes de energia alternativas é, respectivamente, o baixo impacto ambiental que geram e os altos custos para implementação e manutenção de tais sistemas.

 

As fontes de energia que existem no Brasil são:

 

Hidrelétricas

A energia hidrelétrica, ou hidráulica, permite a geração de eletricidade a partir de turbinas e da força dos rios de planalto, nas hidrelétricas. Podem ser construídas tanto em quedas d’água quanto pelo curso do rio. Não polui tanto a atmosfera, mas necessita de um grande espaço para alagamento para se tornar efetiva, além de muitos problemas sociais na sua construção. Além de depender diretamente da vazão do rio e, consequentemente, do regime de chuvas da região.

 

Energia eólica

A energia eólica é uma fonte de energia que depende do vento. A diferença de temperatura e pressão na atmosfera terrestre cria zonas de baixa e alta pressão. Dessa diferença de zonas de pressão, originam-se os ventos, movimentos do ar. Essa energia é gerada a partir da movimentação das turbinas eólicas, turbinas estas que causam poluição sonora além de afetarem, às vezes, a fauna (pássaros). Mas é uma das energias mais limpas do mundo, e o Brasil possui grande potencial para produzir tal energia.

 

Energia solar

A energia solar é uma fonte de energia que depende diretamente do sol. Essa energia é captada em painéis fotovoltaicos, ou em centrais solares térmicas. É uma energia muito limpa, mas ainda pouco produtiva, sendo recomendada para moradias, mas não para indústrias, por exemplo. Grandes avanços estão ocorrendo no uso dessa energia e o Brasil, que possui regiões que ficam até mais de 300 dias sob altíssima incidência solar, é um forte candidato à produção dessa energia.

 

Biomassa

A energia vinda da biomassa é uma fonte de energia que depende do ciclo de matéria orgânica animal e vegetal. Essa energia permite gerar eletricidade graças ao calor liberado pela combustão desses materiais (lenha, biodisel, lixo etc.) mas também pode vir do lixo queimado ou do biogás (usualmente o metano), gás advindo da fermentação de matéria orgânica. O Brasil é o líder de produção desse tipo de energia, com o etanol.

 

Energia nuclear

A energia nuclear depende de um elemento passível a fissão, o urânio, um mineral radioativo que pode ser “enriquecido” para aumentar sua capacidade de liberação de energia. A energia nuclear permite produzir energia nas centrais nucleares, graças ao calor liberado quando há fissão atômica. A energia nuclear possui problemas no que diz respeito aos possíveis impactos ambientais e sociais se houver acidentes na usina, assim como a destinação do material radioativo já usado, que é extremamente tóxico e perigoso.

 

Carvão Mineral

O carvão mineral é um combustível fóssil originado do soterramento de antigas florestas, em ambiente com pouco oxigênio, particularmente no período Paleozóico (permocarbonífero). As reservas brasileiras são relativamente pequenas e de baixa qualidade, pois apresentam, como regra, baixo poder calorífero e alto teor de cinzas, o que dificulta seu aproveitamento como fonte energética ou como matéria-prima no setor siderúrgico. Em razão dessas deficiências, o Brasil importa 50% do carvão que consome.

No Rio Grande do Sul, onde se concentram as reservas mais expressivas, nas áreas produtoras de destaque situam-se no vale do rio Jacuí, sendo a maior parte da produção utilizada pelas usinas termoelétricas do próprio estado. A maior produção, entretanto, encontra-se em Santa Catarina, particularmente no vale do rio Tubarão (em Cricíuma e Siderópolis), pois nesse estado localizam-se as únicas reservas do país aproveitáveis na siderurgia, principalmente, no sudeste do país.

 

Gás Natural

As reservas de gás natural do Brasil, em 2005, relativamente pequenas, cerca de 40% das reservas de hidrocarbonetos no país. O consumo também era relativamente pequeno: a participação do gás natural na matriz energética brasileira era próxima de 4,8, apenas, porque ele foi historicamente tratado no país como fonte de energia secundária. Nos últimos anos, graças ao avanço tecnológico dos equipamentos que possibilitam o uso do gás natural, o Brasil, acompanhado uma tendência mundial, tem procurado estimular o aumento da produção e do consumo interno desse produto, o que é menos poluente dos combustíveis fósseis.

 

Energia Elétrica

A produção de energia elétrica é feita basicamente a partir de usinas hidrelétricas produzem energia através de geradores movidos a força hidráulica. Sua implantação tem custos elevados e nem sempre é possível em áreas próximas aos consumidores, o que interfere no custo do transporte da energia.

Nas termelétricas, os geradores são acionados por aquecimentos obtido da utilização de combustíveis fósseis, como o petróleo e o carvão.

Nas usinas nucleares, por sua vez, os geradores são movidos por aquecimento obtido de minerais atômicos, por exemplo, urânio.

No Brasil as hidrelétricas são a fonte mais vantajosa de energia elétrica, pois o país conta com uma ampla rede hidrográfica em que prevalece rios planálticos, cujo acentuados desníveis ou quedas garantem um expressivo potencial hidráulico.