Industrialização Brasileira

Somos um país de industrialização tardia. Nosso processo de industrialização começa no governo Vargas com as indústrias de base. E se aprofunda em JK, com a consolidação de um polo industrial mais moderno. Foi com base no desenvolvimentismo e na abertura ao capital internacional que conseguimos sair da posição de país depende do modelo agroexportador por um longo período.

Artigos

Ver todos

Continue estudando

GEOGRAFIA DO BRASIL

População Brasileira

A Estrutura populacional brasileira tal qual vemos hoje é fruto de processos de modernização, que alteram o comportamento das tendências demográficas. A estrutura e o crescimento da população brasileira passa hoje por desafios. Com a crescente urbanização, a expectativa de vida da população idosa se eleva. Além disso, a composição da população em cada região é fruto de eixos de migrações internas, sobretudo em direção a região sudeste.
GEOGRAFIA DO BRASIL

Urbanização Brasileira

O processo de urbanização brasileira foi realizado de forma acelerada, motivada pela necessidade de industrializar e modernizar o Brasil. Esses investimentos foram concentrados no eixo rio-são Paulo. Isso causou um denso movimento migratório em direção a esses novos polos de atração, não acompanhado de políticas públicas suficientes para garantir moradia, mobilidade... O resultado: agravamento da segregação socioespacial e o verdadeiro caos urbano que encontramos hoje nas grandes metrópoles.
CTA
Completo para você
No Descomplica, você aprende com aulas nada tradicionais, professores que ensinam aquilo que realmente importa e conteúdo online para estudar de onde estiver.