Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

ENEM 2015: Questão 03 sobre Principais Sociólogos - Conceituação sociológica

Neste vídeo interpretaremos o pensamento de Paulo Freire e veremos como ele influência o agir humano. http://desconversa.com.br/wp-content/uploads/2016/03/Materialdeapoioprovasdevestibular-sociologia-enem-2015-03-29-53-39-40-42-43.pdf

ENEM 2015: Questão 13 sobre Antiga - Sociedades na Antiguidade

ENEM 2015: Questão 16 sobre Moderna - Revolução Científica

ENEM 2015: Questão 26 sobre Moderna - Política Moderna

ENEM 2015: Questão 28 sobre Antiga - Sociedades na Antiguidade

ENEM 2015: Questão 29

ENEM 2015: Questão 34 sobre Antiga - Filosofia Pré-socrática

ENEM 2015: Questão 35 sobre Cultura - Conceitos sobre cultura

ENEM 2015: Questão 39 sobre Cidadania - Fenômenos sociais

ENEM 2015: Questão 40 sobre Principais Sociólogos - Max Weber

ENEM 2015: Questão 41

ENEM 2015: Questão 42

ENEM 2015: Questão 43 sobre Cidadania - Problemas sociais


Em 2015 a prova do Enem de Ciências Humanas trouxe questões de Sociologia e Filosofia que apontaram para temas como ética, teoria do conhecimento, cultura, cidadania, movimentos sociais, política, globalização e clássicos da Sociologia.

A primeira questão sobre sociologia traz o pensador Paulo Freire e exige do candidato um conhecimento sobre a proposta educacional de Freire e seu aspecto político e social. A política moderna trouxe o contratualismo, mais especificamente o pensamento de Hobbes e sua interpretação pessimista do ser humano. A democracia grega também foi abordada e era necessário conhecer seu funcionamento interno, seu esquema de tomada de decisão.

A globalização foi abordada numa questão sobre Milton Santos e o estudande precisou compreender sobre os efeitos do fenômeno para a organização social, principalmente no trabalho. Questão bem interdisciplinar. A globalização também é tema de outra questão, sob a perspectiva do choque cultural. Foi preciso saber instrumentalizar os conceitos de identidade e alteridade.

Também sobre cultura há a crítica a prática da produção identitária autorreferente. Bons conceitos para interpretar a questão seriam o individualismo e o consumismo típico da sociedade de espetáculo. Há ainda a crítica cultural proposta pro Simone de Beauvoir que resultou no fortalecimento da luta contra a opressão de gênero e ajudou a consolidar o movimento social feminista.

Weber é tema de uma questão em que o candidato precisou usar os conceitos de desencantamento do mundo pela racionalização e burocratização. Outros temas sobre o avanço da modernidade são tazidos pela questão sobre bioética.