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A Escola de Frankfurt

Aula sobre a Escola de Frankfurt. Confira!

A Dialética do Esclarecimento

A cultura de massa

Mecanismos de dominação da Indústria Cultural

Sociedade de Massas

Os dos principais conceitos da Escola de Frankfurt é o de sociedade de massas que designa uma sociedade em que o avanço tecnológico está submetido à reprodução da logica capitalista. Nela, a lógica mercadológica avançou sobre outros aspectos da vida, como lazer, arte e cultura em geral. A sociedade em que viveram, e vivemos, é essa sociedade de massas, onde o consumo e a diversão são utilizados como forma de garantir a estabilidade social ocultando as contradições do sistema capitalista e diluindo seus problemas.

Cultura de massa e Indústria Cultural

Ao abordar as relações entre cultura e política, a Sociologia busca uma compreensão acerca do modo como uma sociedade reproduz ou contesta as relações de poder nela vigentes. No caso específico da teoria crítica desenvolvida por Adorno e Horkheimer em 1947, o conceito de cultura de massas - intrinsecamente relacionado com a noção de indústria cultural  - visava explicar o papel fundamental que a massificação cultural desempenhou para que fosse possível a manutenção do domínio sobre as classes trabalhadoras na Alemanha nazista, tão importante quanto o próprio totalitarismo político adotado pelo regime de Hitler. O nazismo impedia a manifestação e a organização da classe trabalhadora e se aproveitou da produção de bens culturais voltados para a grande massa para manter o seu domínio, exatamente porque esses produtos culturais, veiculados pelos meios de comunicação, levavam ao conformismo, ao mero divertimento, e não a uma reflexão crítica sobre a realidade.    

 Adorno e Horkheimer perceberam a relevância que os meios de comunicação de massas (como tv, internet, radio…) tem na difusão da ideologia da classe dominante nas sociedades capitalistas contemporâneas, perpetuando o capitalismo como um sistema político inabalável, hegemônico.  De acordo com eles, há uma degeneração da cultura operada pela sociedade industrial, que acaba por substituir as obras de arte mais originais e que levam ao pensamento crítico por fórmulas repetitivas e superficiais que, no entanto, possuem um alto valor de mercado.  A cultura torna-se um produto que pode ser vendido para um grande número de pessoas e uma importante ferramenta para a manutenção das relações de poder nas sociedades capitalistas.

Em suma, a Indústria cultural é um conceito sociológico que nos remete às sociedades capitalistas contemporâneas, em que a classe dominante - aquela que domina os meios de comunicação de massas - transforma o lazer em um momento de pura passividade. As possibilidades de produção de cultura e momentos de lazer são vendidas como mercadorias, num processo de alienação, reificação e fetichização que afasta o indivíduo da realidade assim como ocorre na produção da vida material. Tal qual ser alienado do resultado do nosso trabalho nos desumaniza, ser afastado da produção dos símbolos, sentidos e valores que guiarão a organização da vida pela cultura  nos torna indivíduos rasos e incompletos. A sociedade de massas é, como o próprio nome já indica, uma sociedade manipulável, moldável, em que se consegue capturar o lazer dos indivíduos com produtos culturais que ajudam a manter a distorção da realidade, a manipulação e a alienação sofrida pelas pessoas.  Nessa sociedade, tudo é capturado pelo mercado, tudo se transforma em mercadoria para consumo em larga escala, até mesmo os bens culturais, como filmes, séries, livros, obras de arte, etc.

Os principais tipos de obras de arte apropriados pela indústria cultural, segundo Adorno e Horkheimer, foram o cinema e a música.  Ainda hoje observamos uma grande predominância, por exemplo, nos cinemas nacionais, de filmes de ação e de comédia, geralmente americanos, que ajudam a compor o cenário de alienação a que as pessoas estão submetidas, não exercendo o seu papel - enquanto obra de arte -  de levar à reflexão e ao pensamento crítico.  Dessa maneira, percebemos como o conceito de Indústria Cultural e o de cultura de massas ainda se aplicam à nossa realidade social, bem como a das outras sociedades industriais contemporâneas.