Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Exercícios sobre filos do reino Protoctista

Professor Rubens Oda resolve exercícios sobre o reino Protoctista. Nesse vídeo ele aborda alguns filos pertencentes a esse reino, bem como características e diferentes formas de locomoção. Se você quer saber mais sobre os protozoários, onde vivem, como vivem, tipo de digestão etc, não deixe de assistir ao vídeo!

Exercícios sobre características dos protozoários

Exercícios sobre doenças causadas por protozoários

Exercícios sobre as algas do reino Protoctista

Exercícios sobre a doença Leishmaniose

O Reino Protoctista é um grupo polifilético, com várias origens evolutivas, e engloba os protozoários e as algas (unicelulares e pluricelulares). São um grupo formado por células eucariontes e possuem características gerais bastante diversas, podendo ser uni ou pluricelulares, anaeróbicos ou aeróbicos, autotróficos ou heterotróficos.

Protozoários

São classificados de acordo com a maneira de locomoção

  • Sarcodina: se locomovem com a formação de pseudópodes (falsos pés). Ex.: Amebas, foraminíferos
  • Mastigophora: possuem um flagelo para locomoção. Ex.: Tripanosoma, Giárdia, Leishimania
  • Ciliophora: possuem diversos cílios para a locomoção. Ex.: paramécios
  • Sporozoa: não possuem estruturas locomotoras. Ex.: Plasmodium

Estes organismos podem se reproduzir por divisão binária (ou cissiparidade, onde uma célula origina duas idênticas) ou divisão múltipla (onde o núcleo se multiplica várias vezes, formando mais do que duas células filhas). Além disso, eles podem ser causadores de diversas doenças, as chamadas protozooses, como a doença de Chagas, a Malária, a Amebíase, a Giardíase, a Leishmaniose e a Tricomoníase.

Algas

São divididas em:

  • Algas unicelulares: De extrema importância para os sistemas biológicos, constituem o fitoplâncton, sendo os principais fornecedores de oxigênio. Possui três grupos: as Euglenófitas (flageladas, presentes principalmente em água doce), as Bacilariófitas (presentes em águas doces ou salgadas, é o grupo das diatomáceas, e possuem uma carapaça de sílica) e as Pirrófitas (possuem dois flagelos, é o grupo dos dinoflagelados, principalmente de água salgada).
  • Algas pluricelulares: Não possuem tecidos verdadeiros e podem ter uma variedade de tamanho e formas. São encontradas tanto em ambientes marinhos quanto de água doce, e absorvem nutrientes por difusão ao longo de todo o corpo. Também são divididas em três grupos: as Chlorophyta (algas verdes, com pigmento clorofila), Phaeophyta (algas pardas, com o pigmento fucoxantina) e Rhodophyta (algas vermelhas, com pigmento ficoeritrina).