Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Questão 1: Características de Porifera

Neste vídeo o professor Rubens Oda resolverá um exercício sobre características de Poríferos, o primeiro Filo do Reino Animal.

Questão 2: Diferenciação de Poríferos

Questão 3: Alimentação dos Poríferos

Questão 4: Características de Cnidaria

Questão 5: Diferenciação de Cnidários

Questão 6: Reprodução dos Cnidários

Questão 7: Ciclo de vida

Poríferos

Os poríferos são popularmente conhecidos como esponjas, e são animais pluricelulares, eucariontes, heterótrofos, com simetria radial ou assimétricos. São animais que apresentam desenvolvimento embrionário apenas até a etapa de blástula (não formam tecidos nem sistemas). Suas células podem apresentar funções específicas, como os coanócitos (circulação da água e captura de alimentos), porócitos (permite entrada de água no organismo), pinacócito (reveste o corpo das esponjas) e as espículas (estruturas que sustentam o corpo). 

A maioria vive em ambiente marinho e todos são exclusivamente aquáticos, sendo que as larvas são móveis e os adultos são sésseis (fixos no substrato). A respiração e a excreção ocorre por difusão, enquanto a reprodução pode ser assexuada ou sexuada.

 

Cnidários

Os Cnidários são o grupo das águas-vivas e anêmonas, sendo animais pluricelulares, eucariontes, heterótrofos, com simetria radial, e exclusivamente aquáticos, com a maior parte das espécies vivendo em ambiente marinho. São animais que apresentam desenvolvimento embrionário apenas até a etapa de gástrula. Podem se apresentar em forma livre (medusa) ou em forma séssil, fixa no substrato (pólipo), dependendo do estágio do ciclo reprodutivo ou do grupo taxonômico.

O sistema digestivo é incompleto, com o mesmo orifício tendo função de boca e ânus. O sistema nervoso é difuso e a respiração e excreção são feitas por difusão, sem sistema específico. Também não apresentam sistema circulatório, e a reprodução ocorre por metagênese.