Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Folha

Professor Rubens Oda explica Morfologia Vegetal. Nesse vídeo você irá aprender sobre folha. Se você quer entender tudo de Reino Plantae, não deixe de assistir ao vídeo!

Tipos de Caule

Tipos de Raiz

Flor

Fruto

Exercício sobre Tubérculo

Exercício sobre Raiz

O corpo dos vegeais pode ser dividido em duas principais partes: a que fica para dentro da terra, debaixo do solo (sendo o principal componente a raiz) e uma parte que fica para fora da terra, acima do solo (formada pelo caule, folhas e, quando presente, flores e frutos). As duas partes dependem uma da outra, sendo a raiz é responsável por absorver água e compostos do solo enquanto as demais estruturas realizam o transporte e distribuição de substâncias, além da fotossíntese.

  • Raiz: geralmente se desenvolve a partir da radícula do embrião, e tem como função a fixação da planta em um substrato. Os ramos secundários de uma raíz são chamados de raízes adventícias, e a região responsável pela absorção de água e minerais é chamada de zona polífera.
  • Caule: responsável pelo suporte da planta e condução de seiva.
  • Folha: é uma expansão do caule, usualmente com superfície lisa e são a principal estrutura responsável pela fotossíntese no vegeral.
  • Flor: presente apenas nas angiospermas, é o órgão responsável pela reprodução destas plantas. As flores femininas apresentam um gineceu (formado pelo pistilo, que são o estigma, estilete e ovário), as masculinas um androceu (formado pelos estames, que são a antera e o filete) e as flores hermafroditas apresentam as duas estruturas ao mesmo tempo.
  • Fruto: também presente apenas nas angiospermas, é formado após desenvolvimento do ovário, sob influência dos hormônios vegetais. A principal função dos frutos é proteger a semente. Outras estruturas chamadas de frutas podem ser pseudofrutos (originado do desenvolvimento de outras partes da flor que não o ovário) ou infrutescências (fecundação de várias flores, formam-se vários frutos a partir do desenvolvimento do ovário de cada uma destas flores).
  • Semente: É o óvulo desenvolvido após a fecundação.