Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Questão 1: Desenvolvimento de Anfíbios

A questão mostra o ciclo de vida de um anfíbio da Ordem Anura, a Ordem dos sapos, rãs e pererecas. São explicadas as diferenças entre o girino e o adulto, bem como a dependência do adulto com relação ao meio aquático.

Questão 2: Sobre metabolismo

Questão 3: Conquista do Meio Terrestre

Questão 4: Anfíbios

Questão 5: Adaptações Evolutivas

Questão 6: Anfíbios e Répteis

Questão 7: Ectotermia

Anfíbios

São os primeiros representantes do grupo dos Tetrapoda, animais que apresentam quatro membros para locomoção (dois anteriores e dois posteriores). Nos anfíbios inicia-se a conquista do ambiente terrestre. Apresenta três principais grupos: os anuros (sapos, pererecas e rãs), as gimnofionas (ou cecílias, são popularmente chamadas de cobras cega) e as salamandras. Seres vivos deste filo apresentam um pulmão pouquíssimo eficaz, e precisam realizar respiração cutânea para auxiliar no suprimento de sua demanda gasosa.

Grande parte dos anuros apresenta uma fase juvenil chamada de girino, que vive em água doce, fazem respiração branquial e eliminam amônia como excreta principal; após sofrerem uma metamorfose, os anfíbios podem deixar a água e viverem em ambiente terrestre. Sua nova forma adulta permite a excreta de ureia, composto menos tóxico e menos solúvel, mais adaptado a uma vida terrestre.

 

Répteis

Estes animais apresentam esqueleto completamente ossificado. Seus pulmões são mais eficientes e a pele destes é revestida por fortes escamas impermeáveis, que impedem a perda de água para o meio. A excreção destes animais é com ácido úrico. Dentre os grupos de répteis, podemos citar os testudines (tartarugas), escamados (lagartos e serpentes) e os crocodilianos (crocodilos e jacarés). São animais que apresentam ovo amniótico e fecundação interna, permitindo que a reprodução seja independente do ambiente aquático.