Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Exercício sobre plasticidade óssea

O professor Rubens Oda faz exercícios sobre tecidos conjuntivos. Confira!

Exercício sobre estrutura óssea

Exercício sobre elementos figurados

Exercício sobre alergias

Exercício sobre coagulação

Exercício sobre hemácias e plasma

Exercício sobre transporte de gases e altitude

O tecido ósseo e o tecido sanguíneo são tipos de tecido conjuntivo, caracterizados por apresentarem uma grande quantidade de substância intercelular e ao longo do desenvolvimento embrionário tem origem mesodérmica.

Tecido ósseo

Os ossos realizam a sustentação do corpo, auxiliam na sua movimentação e servem de proteção para diversos órgãos. Os ossos são rígidos, formados por colágeno e hidroxiapatita. Suas principais células são os osteoblastos, os osteócitos e os osteoclastos. O osso apresenta canais por onde passam nervos e vasos sanguíneos: os canais de Havers, que são longitudinais, e os canais de Volkmann, que ligam perpendicularmente os canais de Havers. A região mais interna do osso apresenta um aspecto esponjoso, enquanto a mais externa é compacta. Dentro do osso também é encontrada a medula óssea amarela e a vermelha (que forma o tecido hematopoiético).

Tecido sanguíneo

Apresenta uma substância intercelular líquida, e é responsável pelo transporte de diversas substâncias. É formado por dois tipos de células, os eritrócitos (também chamados de glóbulos vermelhos ou hemácias) e os leucócitos (ou glóbulos brancos), além de fragmentos celulares, as plaquetas. As células deste tecido são formadas pelo tecido hematopoiético, que apresenta células mieloides e células linfoides.