Excreção comparada

Os produtos do metabolismo que não podem ser reaproveitados devem sofrer o fenômeno de excreção e está intimamente ligado ao controle da osmolaridade. A excreção e controle osmótico são diferentes para cada filo animal, como na forma de difusão simples, vacúolo pulsátil e células flama, tubos de malpighi, glandulas verdes glandulas coxais e nefridias. Além disso, a osmorregulação dos peixes de água salgada é distinta da osmorregulação dos peixes de água doce.

Artigos

Ver todos

Continue estudando

ANATOMIA E FISIOLOGIA

Sistema Imunitário

Os mecanismos de defesa do sistema imune envolve células e anticorpos (proteínas). São vários tipos celulares de defesa com modos de ação distintos e complementares entre si. Na exposição e na reexposição à um agente patogênico, como uma bactéria, o sistema imune oferece uma resposta primária e secundária, respectivamente. Medidas profiláticas relacionadas ao sistema imune são a vacina e o soro.
ANATOMIA E FISIOLOGIA

Controle endócrino

Os hormônios são moléculas com atuação à distância. O pâncreas faz a produção de insulina e glucagon. Nas adrenais, podemos dividir em córtex e medula. Não se esqueça que as gônadas também possuem seu papel endócrino.Os hormônios são importantes para manter a homeostase e fazer o feedback. A chamada glândula mestra, a hipófise, é dividida em anterior e posterior. A pineal, por sua vez, é responsável pela produção da melatonina, enquanto que a tireoide produz os hormônios T3 e T4, responsáveis pelo metabolismo. A tireoide faz um antagonismo com a paratireóide no que se refere ao metabolismo do cálcio

CTA
Completo para você
No Descomplica, você aprende com aulas nada tradicionais, professores que ensinam aquilo que realmente importa e conteúdo online para estudar de onde estiver.