Controle nervoso

A divisão anatômica do sistema nervoso é extremamente importante. Como sistema nervoso central, temos o encéfalo e a medula espinhal, enquanto que o sistema nervoso autônomo se divide em simpático e parassimpático. Podemos testar, por exemplo, o reflexo patelar para avaliar a integridade do sistema motor.

Continue estudando

ANATOMIA E FISIOLOGIA

Controle endócrino

Os hormônios são moléculas com atuação à distância. O pâncreas faz a produção de insulina e glucagon. Nas adrenais, podemos dividir em córtex e medula. Não se esqueça que as gônadas também possuem seu papel endócrino.Os hormônios são importantes para manter a homeostase e fazer o feedback. A chamada glândula mestra, a hipófise, é dividida em anterior e posterior. A pineal, por sua vez, é responsável pela produção da melatonina, enquanto que a tireoide produz os hormônios T3 e T4, responsáveis pelo metabolismo. A tireoide faz um antagonismo com a paratireóide no que se refere ao metabolismo do cálcio

CTA
Completo para você
No Descomplica, você aprende com aulas nada tradicionais, professores que ensinam aquilo que realmente importa e conteúdo online para estudar de onde estiver.