Exclusivo para alunos

Bem-vindo ao Descomplica

Quer assistir este, e todo conteúdo do Descomplica para se preparar para o Enem e outros vestibulares?

Saber mais

Crise política brasileira

Fica ligado nessa aula e aprenda tudo sobre crise política brasileira!

Crise econômica e política

O Brasil, desde 2014, tem enfrentado um momento turbulento na economia e na política. Isso tem refletivo em um baixo crescimento da economia do país. Em 2019, a economia dá alguns pequenos sinais de recuperação, mas a projeção do nosso PIB ainda é abaixo do esperado. Por isso, é cedo para falar de recuperação. Para entender esse quadro é preciso voltar um pouco no tempo. No começo dos anos 2000, a economia brasileira vivia um período de crescimento puxado pela alta das commodities (produtos de baixo valor agregado, geralmente primários, de grande importância estratégica negociado em bolsas valores, como soja, milho, minério de ferro, petróleo...).

A alta dos preços das commodities possibilitou um grande fluxo financeiro para o país fundamentando seu crescimento econômico. Em 2014, devido a mudanças no mercado mundial, principalmente uma reorientação da economia chinesa, as commodities começaram a viver um momento de queda dos preços. Com isso a economia brasileira, que possui um grande potencial primário, começou a enfrentar problemas econômicos.

A partir de 2014, devido à queda nos preços das commodities a economia Brasileira entrou em um ciclo vicioso, que se somou a uma crise política. O marco dessa crise política foi o impeachment contra a presidenta Dilma Rousseff em 2016, mas tem seu início em uma série de manifestações populares em 2013, decorrente do aumento da tarifa dos transportes públicos. Tal inflamação foi potencializada com a Operação Lava Jato em 2014, no qual a Polícia Federal denunciou diversos esquemas de corrupção prendendo inúmeros políticos brasileiros. Tais condições levaram a um desgaste político do governo da Dilma que após ter seu mandato cassado, foi substituída por Michel Temer.