Blog Descomplica
caderno em branco para a pessoa pegar temas de redação para treinar

10 temas de redação para treinar para o Enem

Confira a lista de temas de redação com textos motivadores para treinar para o Enem e garantir nota mil!

Atualizado em

Compartilhe

A redação do Enem te assusta e te dá calafrios? Relaxa! Com bastante estudo e algumas técnicas, é possível tirar um notão, sabia? E uma das formas mais eficientes de praticar é achar os melhores temas de redação para treinar para o Enem!

A redação pode ser determinante na sua nota e garantir aquela tão sonhada vaga em uma faculdade maneira. Ou, então, dar acesso a uma bolsa de estudos e descontos na mensalidade. 

Então, não basta fazer uma boa redação no Enem; é preciso detonar nessa parte!

Composto por quatro provas objetivas (Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza), além da redação, o Enem é osso duro de roer. 

Por isso, vale a pena ficar de olho nas nossas dicas de temas de redação para treinar com textos motivadores.

Corrija a sua redação com o Corretor de Redação Gratuito para o Enem!

Temas de redação para treinar para o Enem

Um grande erro dos vestibulandos é tentar adivinhar o tema da redação do Enem. Isso é impossível, né!

Então, em vez de ficar quebrando a cabeça aí, o mais importante é entender o modelo de redação pedido no Enem e a melhor forma de desenvolver o seu texto, compreendendo introdução, argumentação e conclusão.

A melhor forma de treinar para a redação do Enem é escrevendo muito! E vale também diversificar os temas, pra que você consiga falar de tudo um pouco.

Separamos 10 temas para redação com textos motivadores para você praticar para a redação do Enem 2024! Confira:

1. Lei da Palmada e combate à violência contra a criança no Brasil; 

Texto motivador

O tema da divisão da terra evoca uma questão recorrente no Brasil: os conflitos fundiários que, no decorrer da história do país, adquiriram diferentes contornos. De acordo com a doutora em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Marina Machado, muitas vezes esses conflitos aconteceram por envolverem divisões territoriais administrativas, construção de limites e de fronteiras. Para ela, é fundamental, também, considerar que tal discussão é atravessada pela questão das disputas entre terras latifundiárias. A expansão – ou não – de uma fronteira explora diferentes aspectos e interesses, de diferentes grupos envolvidos em um mesmo processo (fazendeiros, moradores, grupos indígenas, agentes do governo, representantes da igreja etc.), lembra a historiadora.

Disponível em: https://www.dicyt.com/noticia/os-conflitos-pela-terra-no-brasil

2. O descaso relacionado às tragédias ambientais no Brasil;

Texto motivador

Capítulo VI
Do Meio Ambiente

Art. 225. Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

§ 1º Para assegurar a efetividade desse direito, incumbe ao poder público:

I – preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas;

II – preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas à pesquisa e manipulação de material genético; (…)

VII – proteger a fauna e a flora, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies ou submetam os animais a crueldade.

Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

3. A necessidade de preservação e recuperação dos biomas naturais brasileiros; 

Texto motivador

Estudos vêm apontando com cada vez mais clareza que a crise climática é uma realidade e está avançando rapidamente.[/b] O relatório lançado este ano pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), da ONU, está sendo considerado o mais sombrio já feito pela entidade. Entre os seus alertas está o de que os principais pulmões verdes do mundo, como a Amazônia, estão ameaçados — e isso coloca em risco a vida de milhões de pessoas e animais. Para compreender melhor esse tema cada vez mais presente no nosso cotidiano e a importância do Brasil para o equilíbrio do planeta, é preciso relembrar aquelas aulas do colégio. O Brasil é composto por seis biomas diferentes: Amazônia, Pantanal, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Pampa, cada um com sua importância na biodiversidade da Terra. E especialistas são unânimes em afirmar: todos eles estão interligados.

Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2022/06/06/por-que-os-biomas-brasileiros-sao-fundamentais-para-o-planeta.htm

4. Caminhos para combater a evasão escolar na realidade brasileira; 

Texto motivador

Evasão escolar é um dos principais problemas da educação no Brasil

Na prática, os números de evasão mostram uma dificuldade de retenção dos alunos em sala de aula e ilustram aspectos da educação que precisam ser melhorados. Entram nessa lista a qualidade do ensino, a formação dos professores, a estrutura das escolas e os níveis de aprendizado. “Se o estudante não se sente engajado a estudar, se não percebe que a escola é acolhedora – não só que a escola recebe bem, mas também que consegue ensinar esse jovem – dificilmente ele vai querer estar ali”, diz o superintendente da Educação da Secretaria de Estado de Educação do Paraná (Seed-PR), Raph Gomes Alves.

Disponível em: https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/evasao-escolar-e-um-dos-principais-problemas-da-educacao-no-brasil/

5. A necessidade de implementar a educação financeira nas escolas brasileiras; 

Texto motivador

Atualmente, as transformações na sociedade são grandes, especialmente em razão do uso de novas tecnologias. Observamos transformações nas formas de participação dos trabalhadores nos diversos setores da produção, a diversificação das relações de trabalho, a oscilação nas taxas de ocupação, emprego e desemprego, o uso do trabalho intermitente, a desconcentração dos locais de trabalho, e o aumento global da riqueza, suas diferentes formas de concentração e distribuição, e seus efeitos sobre as desigualdades sociais. Há hoje mais espaço para o empreendedorismo individual, em todas as classes sociais, e cresce a importância da educação financeira e da compreensão do sistema monetário contemporâneo nacional e mundial, imprescindíveis para uma inserção crítica e consciente no mundo atual. Diante desse cenário, impõem-se novos desafios às Ciências Humanas, incluindo a compreensão dos impactos das inovações tecnológicas nas relações de produção, trabalho e consumo.

Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

6. O esporte como ferramenta de inclusão no Brasil; 

Texto motivador

Projetos sociais que têm o esporte como ferramenta de inclusão social são um importante aliado na for- mação de crianças e adolescentes. Nas diferentes modalidades o trabalho resgata valores que são fundamentais para o desenvolvimento e a aprendizagem dos jovens, seja no futebol, no basquete, ou no vôllei. Tanto que, no Brasil, é grande o número de instituições do terceiro setor que se dedica a atividades na área; e até esportes pouco populares por aqui, como badminton e hockey de grama, por exemplo, estão presentes em iniciativas nos diferentes estados do país.

Disponível em: http://redeglobo.globo.com/acao/noticia/2013/10/por-meio-do-esporte-ongs-detodo- -o-pais-promovem-inclusao-social.html. Adaptado.

7. Os problemas relacionados ao analfabetismo digital no Brasil;

Texto motivador

Apesar de o Brasil ter uma guerra de operadoras que tornam os serviços de internet cada vez mais fáceis de acessar, o país ainda tem seu avanço travado pelo nível de preparo e educação digital. É o que indica o relatório anual “The Inclusive Internet Index 2019”, elaborado pela revista britânica The Economist e patrocinado pelo Facebook. Seu objetivo é avaliar a qual ponto a internet contribui positivamente para melhorar fatores socioeconômicos em nível global. O Brasil aparece na 31ª posição no ranking geral de 100 países, que avalia preparo, facilidade de acesso, disponibilidade e relevância da internet em nível global. Na comparação ano a ano, realizada com 84 países, o Brasil ficou com a 29ª colocação, subindo três posições. O quesito de preparo abrange três categorias: alfabetização, confiança e segurança no uso da internet e políticas de incentivo do uso da web.

Disponível em: https://exame.com/tecnologia/alfabetizacao-digital-segura-avanco-do-acesso-a-internet-no-brasil/

8. A mídia como espaço de debates na sociedade contemporânea;

Texto motivador

As polêmicas causadas pela mídia – positivas e negativas – são consequências e confirmação da sua imposição sobre a mente das pessoas. Somos movidos por informações, e também através delas, seja pela TV, rádios ou jornais, somos manipulados. Sendo uma das formas mais usadas para passar informações de todo o mundo, a mídia é uma grande formadora de opiniões, muitas vezes errôneas. Por ter como objetivo passar informações, a mídia faz com que a sociedade se una e discuta sobre vários temas abordados pela mesma, sendo eles políticos, sociais ou econômicos.

Disponível em: http://liberius11.wordpress.com/2012/03/06/a-midia-como-formadora-de-opinioes-4/

9. Os impactos da propaganda no Brasil contemporâneo; 

Texto motivador

Hoje, para estabelecer um diálogo com o consumidor do século 21, não basta apenas anunciar a mensagem. É necessário falar, ouvir, analisar, atender, aprimorar, encantar e, se preciso for, discutir a relação. Tudo com o intuito de fidelizar um público cada vez mais informado, conectado e colaborativo. É a propaganda de massa sendo substituída pela publicidade da alma. Afinal, como diz aquele velho bordão: “A propaganda é a alma do negócio”. Como criar campanhas e ações de marketing de sucesso neste novo cenário?

“Para ser relevante, a propaganda terá de ser criativa, pertinente e saber destacar os atributos dos produtos e serviços, diferenciando-os pelo posicionamento de suas marcas, alicerçado na missão e nos valores das empresas. O bom e ‘velho’ storytelling, a capacidade dos publicitários de traduzir os valores e os atributos de uma marca em boas histórias será fundamental para a sobrevivência do nosso negócio”, diz Luiz Lara, sócio e CEO da LEW’LARA|TBWA e presidente da Abap.

Disponível em https://revistadaespm.espm.br/.

10. A disputa e a distribuição de terras no Brasil;

Texto motivador

O tema da divisão da terra evoca uma questão recorrente no Brasil: os conflitos fundiários que, no decorrer da história do país, adquiriram diferentes contornos. De acordo com a doutora em história pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Marina Machado, muitas vezes esses conflitos aconteceram por envolverem divisões territoriais administrativas, construção de limites e de fronteiras. Para ela, é fundamental, também, considerar que tal discussão é atravessada pela questão das disputas entre terras latifundiárias. A expansão – ou não – de uma fronteira explora diferentes aspectos e interesses, de diferentes grupos envolvidos em um mesmo processo (fazendeiros, moradores, grupos indígenas, agentes do governo, representantes da igreja etc.), lembra a historiadora.

Disponível em: https://www.dicyt.com/noticia/os-conflitos-pela-terra-no-brasil

Nossa dica, pra você que quer arrasar no exame, é escrever uma redação para cada tema. Pode ser uma por dia, ou a cada dois dias.

Para que servem os textos motivadores?

Os textos motivadores têm a função de auxilar os candidatos na compreensão da temática da redação. Com eles é possível ter um maior embasamento do tema e ter algum tipo de ideia para a dissertação.

É muito importante praticar escolhendo temas de redação com textos motivadores porque esse é o formato aplicado na prova do Enem.

Como é a redação do Enem? Por que ela é importante?

A redação do Enem representa 20% da nota total da prova. Ela vale de zero a mil pontos e, a cada ano, traz um tema diferente. 

Para se preparar, grande parte dos estudantes escreve redações de diferentes temáticas e leem as redações nota 1.000 de quem já detonou no exame.

Pra quem não sabe muito bem como funciona a redação do Enem, é o seguinte: ela precisa ser escrita no formato dissertativo-argumentativo

Isso significa que o autor precisa defender seu ponto de vista, ou tese, sobre determinado tema, apresentando argumentos sólidos. 

Para finalizar o texto, o candidato deve apresentar uma proposta de intervenção que respeite os Direitos Humanos.

A banca, no momento de corrigir a redação, avalia cinco competências da redação do Enem (cada uma valendo 200 pontos). 

Como funcionam os temas de redação do Enem?

O tema da redação é o assunto do texto. É sobre ele que o candidato precisará escrever e, por isso, é tão importante selecionar alguns temas de redação para treinar e já estar por dentro de assuntos diversos.

As propostas de redação do Enem são problemas que afetam a sociedade toda em diferentes temáticas, que podem ser educação, saúde, economia, política, segurança, meio ambiente ou cultura.

É importante tomar cuidado para não fugir do tema – algo que pode zerar sua redação! 

Para você criar repertório e praticar, é importante estar por dentro dos possíveis temas de redação do Enem 2024.

Se precisar de ajuda pra estudar para o Enem 2024, conte com a gente! Conheça nossos planos de aulas online para estudar para o Enem

Acompanhe o Gabarito do Enem 2024, que a gente divulga logo depois da prova!

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro

Hora do Treino de Redação - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias

Últimos posts

Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você