Exercícios Resolvidos: Cultura

10/07/2015 Leidiane Silva

 

Leia o resumo “O que é Cultura?” e resolva os exercícios abaixo.

1. (Enem 2014) Parecer CNE/CP nº 3/2004, que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Procura-se oferecer uma resposta, entre outras, na área da educação, à demanda da população afrodescendente, no sentido de políticas de ações afirmativas. Propõe a divulgação e a produção de conhecimentos, a formação de atitudes, posturas que eduquem cidadãos orgulhosos de seu pertencimento étnico-racial — descendentes de africanos, povos indígenas, descendentes de europeus, de asiáticos — para interagirem na construção de uma nação democrática, em que todos igualmente tenham seus direitos garantidos.

(BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Disponível em: www.semesp.org.br. Acesso em: 21 nov. 2013).

A orientação adotada por esse parecer fundamenta uma política pública e associa o princípio da inclusão social a
a) práticas de valorização identitária.
b) medidas de compensação econômica.
c) dispositivos de liberdade de expressão.
d) estratégias de qualificação profissional.
e) instrumentos de modernização jurídica.
2. (Enem 2013) Tenho 44 anos e presenciei uma transformação impressionante na condição de homens e mulheres gays nos Estados Unidos. Quando nasci, relações homossexuais eram ilegais em todos os Estados Unidos, menos Illinois. Gays e lésbicas não podiam trabalhar no governo federal. Não havia nenhum político abertamente gay. Alguns homossexuais não assumidos ocupavam posições de poder, mas a tendência era eles tornarem as coisas ainda piores para seus semelhantes.

(ROSS, A. “Na máquina do tempo”. Época, ed. 766, 28 jan. 2013.)

A dimensão política da transformação sugerida no texto teve como condição necessária a:
a) ampliação da noção de cidadania.
b) reformulação de concepções religiosas.
c) manutenção de ideologias conservadoras.
d) implantação de cotas nas listas partidárias.
e) alteração da composição étnica da população.

 

3. (Enem 2014) No Brasil, a origem do funk e do hip-hop remonta aos anos 1970, quando da proliferação dos chamados “bailes black” nas periferias dos grandes centros urbanos. Embalados pela black music americana, milhares de jovens encontravam nos bailes de final de semana uma alternativa de lazer antes inexistente. Em cidades como o Rio de Janeiro ou São Paulo, formavam-se equipes de som que promoviam bailes onde foi se disseminando um estilo que buscava a valorização da cultura negra, tanto na música como nas roupas e nos penteados. No Rio de Janeiro ficou conhecido como “Black Rio”. A indústria fonográfica descobriu o filão e, lançando discos de “equipe” com as músicas de sucesso nos bailes, difundia a moda pelo restante do país.

(DAYRELL, J. A música entra em cena: o rap e o funk na socialização da juventude. Belo Horizonte: UFMG, 2005).

A presença da cultura hip-hop no Brasil caracteriza-se como uma forma de
a) lazer gerada pela diversidade de práticas artísticas nas periferias urbanas.
b) entretenimento inventada pela indústria fonográfica nacional.
c) subversão de sua proposta original já nos primeiros bailes.
d) afirmação de identidade dos jovens que a praticam.
e) reprodução da cultura musical norte-americana.

 

 

Gabarito

1.A
Resolução passo-a-passo:
a) O texto apresenta o parecer em questão como um modo de gerar orgulho e sentimento de pertencimento aos grupos de minorias abordados, sendo assim existe a prática de valorização identitária.
b) O texto não aborda nenhum tipo de medida econômica.
c) A liberdade de expressão já é uma realidade nacional. O parecer do CNE visa a valorização cultural.
d) O texto não aborda nenhum tipo de estratégia de qualificação profissional.
e) Essa é uma resolução que só abrange a educação, de modo que não é útil como instrumentos de modernização jurídica em geral.

 

2.A
Resolução passo-a-passo:
a) O texto trata da ampliação da noção de cidadania, pois todos os cidadãos são iguais. Se as minorias, independentes de suas peculiaridades, recebem cidadania, tornam-se iguais a todos.
b) O Estado americano é laico.
c) As ideologias conservadoras eram favoráveis à exclusão dos homossexuais.
d) Não houve cotas para homossexuais.
e) A noção de etnia não tem nenhuma relação com o texto.

 

3.D
Resolução passo-a-passo:
a) Não havia lazer gerado pela diversidade de práticas artísticas, pelo contrário, os “bailes black” eram uma das poucas alternativas de lazer, antes inexistente.
b) Esses bailes foram inspirados pela black music americana.
c) Não houve subversão, apenas difusão da moda americana.
d) Correta. Havia a necessidade dos meninos das periferias paulistanas e cariocas de verem a cultura negra mais valorizada.
e) Houve uma “adaptação” do estilo americano para o brasileiro.

Leidiane Silva

Leidiane Silva escreveu 8 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *