O desenvolvimento – Recursos Argumentativos

16/05/2011 Camila Paula

Oi, gente!

Vocês têm praticado a dissertação? Lembrem-se sempre disto: em redação, não basta saber a teoria, tem que praticar!

O post de hoje é extremamente importante! Já disse várias vezes que o desenvolvimento é a parte mais especial da sua dissertação, pois é nela que temos a oportunidade de convencer o leitor, e garantir uma boa nota. Sendo assim, trouxe hoje os três principais recursos argumentativos. Como fiz com a introdução, sugiro que vocês escolham aquele que mais funcionar para cada um, e trabalhem bastante em cima dele.

Argumentos de Autoridade – neste tipo, o candidato devem citar um pensamento ou frase de de alguma autoridade no assunto que está sendo discutido. Isso garante certa credibilidade à argumentação, pois mostra que há algo comprovado (ou que é bem visto)  que corrobora com o argumento do candidato.

Argumentos por Ilustração – O uso de exemplos em um argumento serve, principalmente, para comprovar a tese do candidato. Ou seja, ele mostra que aquela ideia que ele defende não fica só na teoria, ela, de fato, acontece no mundo “real”. No entanto, é preciso ter cuidado: Não se deve fazer um parágrafo inteiro somente com um exemplo, pois isso seria tangenciar o tema. O ideal é deixá-lo para o último período do parágrafo.

Argumento por Prova Concreta – esse recurso é bastante eficaz, se usado com correção. Nele, o candidato faz uso de dados estatísticos, leis, definições do dicionário e fatos dee conhecimento público para argumentar. Como se baseia na realidade, é eficaz porque dá força à ideia defendida.

Em breve, eu volto mostrando alguns exemplos de parágrafos de argumentação que fazem uso desses recursos.

Até lá!

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

0 Comentários para este artigo

  • Gustaduflot
    28/09/2011

    gostei muito do seu blog…Nota 10!!!

  • 28/09/2011

    Obrigada!! =)

    Continue estudando com a gente!

  • Stephanie
    29/12/2011

    nota miiilllll!

    • Meliande
      24/01/2012

      Obrigado, querida!

      Volte sempre!

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *