Mapa Mental: Fontes de Energia

06/04/2016 Camila Paula

Confira um mapa mental maravilhoso sobre Fontes de Energia e aprenda ainda mais para arrasar nos vestibulares e ENEM! =)
Mapa Mental Fontes de Energia

Saiba quais são as fontes de energia e como elas podem cair no seu vestibular! Leia um resumo, aprenda tudo sobre o assunto e prepare-se para o ENEM!

Fenômenos naturais elétricos, como o raio, já são observados desde a Antiguidade, mas, durante muito tempo, aterrorizaram os homens, que viam nesses fenômenos manifestações da cólera divina, ou um poder sobrenatural. Hoje em dia, essa eletricidade e a energia são produzidas em centrais elétricas, transportadas e distribuídas ao consumidor. Como no tempo do fogo dos homens pré-históricos, o uso de energia mudou a vida da humanidade, por isso é muito cobrado no vestibular! Que tal perder o medo da energia e dar uma estudada? Esse resumo detalha bastante as fontes de energia para você ir com tudo!

A Eletricidade e suas formas

Um físico saberia responder muito melhor o que seria a eletricidade. Mas aqui vamos resumir: é uma forma de energia. É um fenômeno energético associado à mobilidade e ao repouso de partículas carregadas positivamente ou negativamente. Só a partir do final do século XVI que se começou a estudar mais a eletricidade, o que permitiu sua produção por mecanismos artificiais, usando fontes energéticas. A eletricidade se tornou indispensável na nossa vida cotidiana, sendo usada para se alimentar, se esquentar, se iluminar, se lavar, cuidar, curar, comunicar, se deslocar, fabricar etc.

A eletricidade se manifesta naturalmente em diversos fenômenos, como os influxos nervosos de alguns organismos vivos; a eletricidade estática criada pela fricção ou o contato de materiais diferentes, como o pulôver e o cabelo; o raio, que corresponde uma descarga elétrica entre uma nuvem e o céu, ou entre duas nuvens.

Mas, aqui estamos interessados nas formas artificiais de produzi-la, em centrais, usando para transformação:

  • Fontes de energias fósseis, como o carvão, o petróleo e o gás natural, vindos da decomposição ocorrida no interior das rochas de matéria orgânica durante milhões de anos;
  • Fontes de energia por fissão, como o urânio, que tem seus átomos quebrados para liberar calor e energia.
  • Fontes de energia renováveis, como a água, o vento, o sol, o calor da Terra ou a biomassa, que a natureza renova em permanência.

Confira também o resumo, questões comentadas e lista sobre Fontes de Energia e prepare-se cada vez mais para os vestibulares e ENEM! icon smile Mapa Mental: Moleculas

Bons Estudos! icon wink Mapa Mental: Moleculas

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *