Questões sociais, e agora?! Vem conferir como esse eixo temático pode aparecer na redação!

21/06/2016 Camila Paula

Descubra quais são as questões sociais do momento e como elas podem cair na sua redação!

O eixo temático de questões sociais é bastante amplo. Por isso, separamos em tópicos alguns possíveis temas inseridos nesse eixo, com o objetivo de introduzir caminhos para que eles possam ser abordados na hora de fazer a redação do ENEM.

 

1. Adultização precoce

“O aprendizado depende do nível de desenvolvimento do indivíduo. Ele não pode aprender o que suas estruturas cognitivas ainda não podem absorver” (Piaget).

A adultização precoce pode ser entendida como a inserção de uma criança no mundo adulto, sem respeitar as fases da infância – encurtando-a – e a evolução natural do indivíduo. Esse processo pode causar problemas graves no desenvolvimento psicológico e até mesmo fisiológico da criança.

Esse processo tem raízes antigas, vide industrialização e o trabalho infantil que hoje não é permitido; entretanto, ele acontece de outras maneiras, como por exemplo através da imagem passada pela mídia, que dificilmente mostra uma criança fazendo coisas de criança, mas sim os pequenos com aparelhos de última tecnologia, como cantores de funk (e aqui ainda é possível abordar a sexualização de meninos e meninas), fazendo tutoriais de maquiagem.

Segundo Cristhiane Ferreguett, “A mídia apresenta a criança adultizada com uma conotação positiva, de uma criança que tem/faz sucesso e é feliz graças a um comportamento pautado no consumismo. Se a mídia só mostra a criança adultizada como o modelo ideal, esse modelo passa a ser um modelo idealizado e copiado pelas crianças. Daí a necessidade de um debate com os adultos que cuidam da educação das crianças. As crianças precisam ter um olhar crítico sobre o modelo que a mídia lhe apresenta.”

Sendo assim, fica exposto o papel importante que a educação que vem do lar e da escola têm na formação do indivíduo como cidadão crítico.

 

2. A importância da representatividade

Ultimamente, escutamos muito sobre representatividade, voz das minorias, luta pelos direitos das mulheres. Todos esses discursos buscam sua representatividade na sociedade.

Um caso recente e famoso é o do menino Matias que se identificou com o boneco do personagem Finn, de Star Wars.

Outro momento atual bastante significativo para a questão da representatividade negra, foi o discurso da atriz Viola Davis ao ganhar um Emmy. Que pode ser visto aqui:

A representatividade também ocorre de maneira política. Vivemos em uma Democracia representativa, onde os políticos eleitos representam o povo que os elege. Podemos até relacionar esse assunto com o cenário de crise política instaurado no Brasil, onde o povo não se sente mais espelhado em seus governantes.

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *