Modelo de Redação sobre Maus Tratos aos Animais de Estimação

16/02/2018 Camila Paula

No Plano de Estudos da semana 29 sugerimos uma redação sobre maus tratos aos animais de estimação. Agora, para ampliar os seus conhecimentos a respeito desse assunto, e para te ajudar a desenvolver um texto, temos aqui um modelo, feito pelo monitor Bernardo Soares. Faça a leitura, se inspire e compare com a sua redação!

Sugestão de título para a redação sobre maus tratos aos animais

Vigiar e punir

Modelo de redação

Em 1978, na Bélgica, foi aprovada a Declaração Universal dos Direitos dos Animais, na qual é levantada uma diversidade de pontos que há muito tempo parecem não ter sido problema na vida em sociedade, confirmando o valor desses bichos para o indivíduo. Nos últimos tempos, porém, a mídia tem veiculado casos extremos de maus-tratos e até morte de animais, o que nos leva a uma discussão que precisa ser prioridade no coletivo: se esses seres são tão importantes, por que não cuidar e respeitar?

Em primeiro lugar, convém analisar o valor desses bichos para a sociedade, não só agora, mas em toda a história. Já no Egito antigo, os animais eram tão admirados que representavam deuses, como Anúbis, deus da morte, que possuía cabeça de cachorro. Os gatos, principais caçadores de ratos que destruíam as colheitas da região, eram sagrados para aquele povo. Hoje, com o desenvolvimento de novas técnicas terapêuticas, animais de estimação são importantes ferramentas na cura de distúrbios psicológicos e até deficiências físicas. Fica claro, portanto, que o famoso posto de “melhor amigo do homem” nunca fez tanto sentido.

Parece, contudo, que a relevância de tais seres vivos tem perdido força nos ambientes domésticos. Diariamente, são divulgadas agressões e até mortes de animais de estimação. Os donos e seus parentes os maltratam e abandonam, como se fossem objetos de utilidade momentânea. No campo científico, bichos vivem em condições injustificáveis e participam de experimentos que os machucam. A falta de fiscalização em tais ações torna as leis ineficientes e deixa impunes os que abusam e ferem os animais. Em um contexto de práticas violentas com seres indefesos, é fato ver que a inspeção precisa ser mais rigorosa. A vigilância pregada por Foucault, em sua obra “Vigiar e Punir”, necessária na construção da disciplina, é um bom caminho para evitar esse mal que mancha o bom relacionamento de homens e animais.


Banner Enem 2018

Fica claro, portanto, que o valor dos bichos de estimação na sociedade de hoje, apesar de grande, não é compartilhado por todas as pessoas. Considerando uma lei que já existe e criminaliza maus-tratos, é papel do Judiciário fiscalizar mais e aplicá-la a diversos casos divulgados diariamente na rede. A mídia, que já tem grande relevância online, precisa levar tal discussão às TVs, utilizando ficções com engajamento social para mostrar a necessidade da delação. Por fim, ONGs que defendem os direitos dos animais também podem participar com campanhas e assistência, procurando e oferecendo novos lares aos encontrados em más condições. Só assim, vigiando e punindo, o último artigo da Declaração, que fala de observar, respeitar e compreender os animais, será respeitado e praticado no nosso meio.

O que achou do nosso modelo de redação sobre maus tratos aos animais? Se quiser, podemos verificar o seu texto e fazer a correção, basta enviar o documento para o site do Descomplica!

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

6 Comentários para este artigo

  • myrian
    21/08/2015

    Não concordo, eu acho que na redação do enem o aluno deve dar a sua opinião, não
    sou a favor da super valorização dos animais , visto que os eles em algumas famílias tem tomado os lugares dos filhos de alguns países desenvolvidos , como sai na pesquisa do IBGE no brasil também,coloquei isso em minha redação e tirei 480.
    Vocês do Descomplica ensina agente parcilamente, eu assisto e assisto a aula de voçês e continuo tirando nota ruim na redação , escrevo na monitoria e o site é inglês e não consigo, VOÇÊS SÓ QUEREM VENDER PACOTE MASTER e não tá nem ai par os outros.
    Eu não sou filhinha de papai eu não posso pagar uma faculdade,comprei o cursinho pensando que ia me ajudar , mas voçês corrige a minha redação e colocam um comentário que parece ser até copiado,QUE EU NÃO ENTENDO NADA……………………………………………..
    ………………………………………………..NÃO SEI O QUE FAZER………………………….
    ESPERO RECEBER ALGUMA AJUDA

    • Vitor
      21/08/2015

      Desde já quero deixar claro que minha intenção não é te ofender. Mas, o seu português claramente deixa muito a desejar. Só esse seu texto já possui inúmeros erros de concordância. Isso sem falar nos erros de ortografia. Minha dica é: estude mais. Eu também estou com muita dificuldade nas redações mas isso é uma limitação minha não do Descomplica. Procure por módulos sobre ortografia e concordância, depois leia algumas redações e melhore sua interpretação de texto.

    • Milena
      21/08/2015

      Myrian, sou aluna do descomplica desde janeiro desse ano, e sinceramente acho que você pode ter se equivocado.
      Apesar de confuso o seu comentário, entendi o que você quis dizer. A coletânea de textos mostra uma idéia muito parecida com a sua, mas… Será que você conseguiu se expressar de forma que o corretor possa ter entendido o seu texto? Será que teve coesão e coerência? Pontuação correta? Clareza?
      dica: Antes de assistir as aulas ao vivo veja os módulos gravados, eles tem um acervo enorme de conhecimento com os melhores professores. Se voce estiver perdida (é o que parece) vá no plano de estudos aqui mesmo nesse blog.
      dica2: redação é treino!! Antes de existir esse redação master, nossos professores já recomendavam que fizessemos uma redação por semana. Só com as aulas, não é possivel obter bom resultado no enem. Então… vamos trabalhar!!
      boa sorte

      • myrian
        24/08/2015

        Eu assisto todas as aulas do plano de estudo, mas não adiantou , assisti o eixo temático, e ainda algumas principal para o enem.
        E ainda sou casada dona de casa e trabalho fora, o meu tempo de estudar e no meu trabalho, e ainda não posso estudar só redação tem as outras matérias também.
        Eu querian que eles corrigissem minha redação esclarecendo o que preciso melhorar mais.
        E a minha redação do enem do ano passado , eu tirei ¨600, aqui no descomplica a minha maior nota foi 500.
        Eu passar no enem só um milagre!!

    • Rosangela Silva
      22/08/2015

      Além do que a Milena disse você também tem que ver que a redação perfeita não é feita com uma fórmula só. Eu fiz a redação e saiu completamente diferente da do modelo acima, como só sou uma aluna sei que a minha pode não ser nota mil mas também não seria uma nota baixa. Uma dica também é sempre fazer um redação focada em uma habilidade, assim você pode corrigir as notas baixas que anda tirando, além do mais ás vezes é necessário assistir um módulo mais de uma vez para fixar o conteúdo e praticá-lo sempre após a aula.

    • Samara
      24/08/2015

      Myrian, como já foi citado aqui, não são apenas as aulas que te farão obter uma boa nota na sua redação. É preciso, sim, atentar-se para as aulas, mas o treino e colocar em prática tudo o que foi ensinado são essenciais. Se você tirou notas baixas, procure avaliar em que área você ainda está deficiente e treine focada nelas. Mesmo com pouco tempo, que você ressaltou que não tem, organização e prioridade são passos importantes pra estudar bem, tanto a redação quanto as outras matérias. Você pode optar, também, por outros sites de correção além do descomplica. Recomendo o Redação online e o Projeto redação. Não desista, continue praticando e acreditando em si. Bjos, Deus te abençoe!

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *