Modelo de Redação: A questão indígena no Brasil contemporâneo

21/02/2018 Camila Paula

Hoje trouxemos um modelo de redação baseado nos conflitos dos índios brasileiros com o descaso governamental e desrespeito a suas culturas. Acompanhe e entenda mais sobre a questão indígena no Brasil com a monitora Gianne Frade.

25 TEMAS QUE PODEM CAIR NA SUA REDAÇÃO NO ENEM 2018

A questão indígena no Brasil: Reflexões

A carta de Pero Vaz de Caminha contava sobre a presença de um povo que, sob os olhares europeus de soberania, precisava ser civilizado: os índios. Estamos enganados se pensamos que não herdamos esse olhar. Nossos colonizadores fizeram o trabalho sujo do genocídio, mas nós contribuímos para que a questão indígena no Brasil tenha se agravado.

Em primeiro lugar, é necessário encarar o fato de que nós ainda pensamos como os portugueses do século XVI. Principalmente quando subjugamos a cultura indígena, considerando-os selvagens e os colocando em segundo plano. Prova disso é o fato de classificarmos, popularmente, nossa língua como oficial, enquanto as deles são dialetos. Assim como a nossa cultura é classificada rica e civilizada, enquanto a deles é considerada folclore por muitos de nós.

Contudo, a questão indígena é mais complexa. Além de tudo, os índios brasileiros ainda têm de lutar pela terra. Isso porque a bancada ruralista do nosso país vem tomando terras indígenas para alocar sua atividade comercial. Essa situação vem dizimando muitas tribos e impedindo o avanço de qualquer tentativa do governo brasileiro ou de ONGs que atuem na questão indígena no Brasil.


Enem Power R$ 19,90

Essa é, portanto, uma situação que não podemos mais sustentar. Chega de encarar os índios como intrusos, negando-os terra, voz e identidade. É preciso que nós lutemos e agreguemos à luta desses povos pela sobrevivência. Para tanto, o governo deve impedir a agricultura e a pecuária de gerar conflitos no campo, garantindo a vida e o sustento desses povos, para que possamos difundir suas culturas.

Gostou do nosso modelo de redação? Então baixe o eBook e continue acompanhando o blog do Descomplica!

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2655 artigos

2 Comentários para este artigo

  • Milena
    03/08/2015

    SHOW! Amei essa redação <3 <3

  • Bia
    10/08/2015

    Redação excelente. Seria bom se as próximas fossem escritas em menos linhas, pois como a redação do enem tem tamanho limitado, é ruim nos basearmos em um texto que desenvolve tanto os argumentos.

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *