O que NÃO fazer na redação do ENEM?

30/06/2015 Má Dias

Você já conhece todas as cinco competências de análise da redação do ENEM, né? É muito importante que você conheça por inteiro todos os critérios e seus detalhes. Isso você aprendeu na nossa aula de Exame de banca: o ENEM. Há algumas coisas, porém, que não ficam muito claras com esses critérios. Por isso, preparamos uma lista de coisas que você não podede jeito nenhum, fazer na sua redação do ENEM. Não é pra guardar a lista pra evitar na hora não, tá? Já é pra evitar esses erros agora, nos seus treinos! Anote as dicas e, principalmente, mantenha distância desses erros!

1. Por favor, não fuja ao tema!

Você sabia que, dos 529 mil alunos que ficaram com nota zero no ENEM do ano passado, mais da metade teve essa nota por fuga ao tema? É isso mesmo. A prova do ENEM zera as redações que não estiverem dentro do tema proposto. E é por isso que esse deve ser o seu maior inimigo. Para fugir dele, a melhor estratégia é planejar bem o texto. Temos uma aula inteira sobre isso pra você aqui. Não dá pra fugir ao tema assim, né? 🙂

Sparrow Gif

Fuja do zero como o Jack Sparrow foge dos nativos!

2. Não erre o tipo de texto!

Outro problema que traz muitas notas zero é a fuga ao tipo de texto. O ENEM cobra o texto dissertativo-argumentativo, ou seja, uma redação que disserte sobre um tema com um ponto de vista em relação àquela discussão. É muito importante que você saiba disso. Dessa forma, narrações, textos em versos e linguagem exageradamente conotativa não são coisas muito interessantes na prova. Cuidado, ok? Você não conhece o tipo de texto do ENEM? Então dê uma olhada nesta aula e aprenda de vez!

Nao vai ficar dando essas dicas pra concorrencia, hein? :P

Não vai ficar dando essas dicas pra concorrência, hein? :P

3. Nada de garranchos!

Nós sabemos que não é fácil evitar uma letra muito ruim. Ainda assim, é preciso que você faça algum esforço. A prova do ENEM é digitalizada, ou seja, o leitor vai corrigir um texto que passou por um scanner. Já imaginou como fica uma letra ruim digitalizada? Sim, fica péssima! E você acha mesmo que o corretor vai perder tempo “traduzindo” textos ruins? Não mesmo! Sim, isso é horrível, mas precisamos nos adaptar à prova, não é mesmo? Melhore sua letra o máximo possível, então. Diferencie bem maiúsculas e minúsculas, deixe a pontuação bem visível e, principalmente, evite passar das bordas da prova! Isso é essencial.

31

Ainda não é hora de treinar a sua letra de médico, ok? Deixe isso pra faculdade! :D

4. Não copie os textos motivadores!

Você sabia que, na prova do ENEM, as linhas que copiam trechos dos textos motivadores são desconsideradas na correção? Já imaginou como seria ruim se trechos importantes do seu texto fossem totalmente desconsiderados? Evite copiar, então, partes dos textos de apoio! A coletânea está ali para te auxiliar no brainstorming, na listagem de ideias, e não para ser copiada. Temos uma aula inteira sobre o bom uso da coletânea. Dê uma olhada e nada de copiar!

9314176

Fique calmo, veja a aula e vai dar tudo certo! :)

 

Dica extra 1: Não deixe de ler redações exemplares!

Eu sei que estamos falando de coisas que precisam ser evitadas na hora da prova, mas é essencial repetir isso: ler redações exemplares durante o ano faz muita diferença na hora da prova. Ao ler textos nota 1000, você conhece outras abordagens, outras formas de dizer a mesma coisa, outros tipos de contextualização, e tudo isso é crucial na hora de estudar redação. No momento da prova, você vai se lembrar de muitas coisas que leu e, é claro, vai poder utilizá-las no seu texto. Aqui no Desconversa, toda sexta-feira, nós postamos um modelo de redação. Dê uma olhada aqui.

Dica extra 2: NÃO DEIXE DE TREINAR!

A dica mais importante: treine. Redação sem treino traz nota baixa na certa. Um aluno que não assiste às aulas, não anota as coisas importantes, não lê notícias e não escreve (principalmente!) não consegue botas notas. Confie em mim. Aqui no Descomplica, você tem, toda semana, um novo tema pra planejar, pesquisar sobre e até escrever. Estão todos no nosso blog! Dê uma olhada neste link. Uma vez por mês, você ainda pode enviar uma redação pros nossos corretores! Quer coisa melhor? TREINE!

giphy

A gente sabe! 😛 Vamos aproveitar tudo o que o Descomplica oferece? :D

E aí, gostou das dicas? Se você tem dúvidas, não deixe de comentar! Responderemos com o maior prazer! Evite esses erros, ok? Não se esqueça de treinar! Vamos escrever?

Bom texto e bom 1000!

Má Dias

Má Dias escreveu 1609 artigos

1 Comentário para este artigo

  • Eduarda Magrini
    30/06/2015

    Como faço para mandar minha redação?

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *