Modelo de Redação: Vivemos em uma Sociedade de Consumismo Desenfreado?

27/03/2018 Larissa Coelho

Hoje trouxemos um modelo de redação sobre consumismo, elaborado pelo monitor Bernardo Soares, para você se inspirar e comparar com a sua própria escrita.


Redação sobre consumismo : Marionetes do sistema

Atualmente, é bastante comum enxergar e explicar o mundo sob uma perspectiva pós-moderna. Para isso, é necessário entender como os avanços tecnológicos influenciaram na reflexão  e ação do indivíduo . Nesse âmbito, devemos analisar, então, a relevância do mercado de consumo para a movimentação de uma sociedade em que “ter” é mais importante do que “ser”.

Em primeiro lugar, é importante ressaltar a influência da mídia nesse cenário. Os meios comunicativos estão presentes no cotidiano de toda a sociedade e são os principais responsáveis por moldar, mesmo que de forma indireta, os padrões de consumo. A partir de novelas, filmes, propaganda e redes sociais, as indústrias de consumo determinam o que os indivíduos devem comer, vestir e como devem se comportar.

Além disso, é imprescindível pensar sobre como o ato de consumo age sobre os seres humanos. O que faz o indivíduo consumir exageradamente está relacionado ao processo de satisfação. No entanto, essa sensação de prazer não pode ser eterna, pois nos tornaríamos satisfeitos com as nossas aquisições. Nesse sentido, é interessante destacar o fenômeno da obsolescência programada, estratégia utilizada pelas indústrias para movimentar a economia e aumentar o consumo, a partir da redução do tempo útil de funcionalidade dos produtos, tornando-os obsoletos mais cedo.

Portanto a necessidade de consumo não é individual, mas sim estrutural a uma nova sociedade. A mídia tem papel fundamental nessa perspectiva, fazendo com que as pessoas queiram, frequentemente, alcançar os padrões inalcançáveis impostos pelos veículos de comunicação. Como defendeu George Orwell, “a massa mantém a marca, a marca mantém a mídia e a mídia controla a massa”.

A estrutura da redação sobre consumismo

Perceba que no início da redação sobre consumismo, foram apresentados os argumentos principais do texto. Ao longo dos dois parágrafos seguintes, as ideias envoltas neste assunto foram explanadas. Logo, no último parágrafo a conclusão se faz presente com o uso de “Portanto…”.

Gostou do nosso modelo de redação sobre consumismo? Confira seis dicas para munca mais errar no desenvolvimento do seu texto e comece a praticar a sua escrita!

Larissa Coelho

Larissa Coelho escreveu 1988 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *