Redação sobre redes sociais : veja um modelo!

19/02/2018 Larissa Coelho

Com todos os acontecimentos e manifestações sociais dos últimos anos, a internet se tornou campo de ativismo. O monitor Wagner Santos, trouxe esse modelo de redação sobre redes sociais. Você tem dúvidas de como fazer a redação? Acompanhe!

Modelo de Redação sobre redes sociais: O ativismo moderno e as mudanças sociais

Sabe-se que as redes sociais facilitam, de maneira abrangente, o contato entre as pessoas. A ferramenta transformou-se em um importante meio para a divulgação de trabalhos, reencontro de velhos amigos, mas também para reunião de pessoas em prol de passeatas e protestos. Há porém, um problema que se destaca: um cenário de ativismo apenas virtual, não tendo efeitos concretos.

Além de passeatas como “Orgulho LGBT” ou movimentos raciais, muitos eventos têm ocorrido no Brasil em razão de problemas políticos. O “Fora Dilma”, segundo seus organizadores, contou com a presença de 6,9 milhões de pessoas; a “Marcha das Vadias”, que protestava a favor de pautas feministas ocorreu em todo o mundo e, apenas no Canadá, contou com 3 mil participantes.

Entretanto, o ativismo virtual, muitas vezes, dá espaço às ruas desertas, sem manifestantes e sem organização. Nas palavras do sociólogo Manuel Castells, uma vez que “não basta apenas criticar na internet, é necessário que o movimento seja visível”. A inércia do indivíduo que só se revolta online não é saudável para os movimentos sociais.

Portanto é evidente que apesar de ser uma grande ferramenta nas reivindicações populares, a internet pode ajudar a desorganizar movimentos. Para resolver esse problema é preciso acender a cidadania. A mídia, as escolas e as ONGs devem trabalhar em comerciais de TV, programas, debates e campanhas. É preciso enxergar a necessidade do povo se manifestar presencialmente. É hora de lutar pelos direitos sociais e civis com propostas e movimentos concretos.

Agora que você já aprendeu com nossa redação sobre redes sociais, confira o mapa mental de temas para entender mais e fazer um ótimo texto!

Larissa Coelho

Larissa Coelho escreveu 3136 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *