Redação Sobre a Descriminalização das Drogas

19/01/2018 Larissa Coelho

Drogas é um tema polêmico, que pode ser questionado em diversos concursos e vestibulares. Então, se você quer se dar bem em uma dessas provas importantes, confira o modelo de redação sobre a descriminalização das drogas que o monitor Bernardo Soares preparou!

Veja aqui a coletânea de textos completa para este tema e faça já a sua redação: A questão das drogas como desafio mundial.


Sugestão de título

A questão das drogas como desafio mundial

Modelo de redação sobre a descriminalização das drogas

Século XIX: China, Guerra do Ópio. Século XXI: Colômbia, Forças Revolucionárias da Colômbia. O mal causado pelas drogas não se restringe a um país ou a uma época. É um problema que vem assolando gerações inteiras por um longo período de tempo. Além da violência já mencionada, afeta a saúde do indivíduo e o equilíbrio da sociedade. Nesse sentido, faz-se necessária uma análise desse hábito nocivo, porém já enraizado, além de soluções para combatê-lo.

Em primeiro lugar, devemos destacar o porquê de esse costume se sustentar após séculos na sociedade. Há quem faça uso de tóxicos – como é o caso do próprio álcool – apenas de forma recreativa. Contudo, de acordo com estimativas da ONU, 27 milhões de pessoas são viciadas em entorpecentes e similares. Nesse contexto, surge um hábito ruim, que, segundo Charles Duhigg, em “O poder do hábito”, está ligado à ideia de que um estímulo gera a expectativa de resposta no cérebro do indivíduo. A droga é o estímulo, e a respostas, muitas vezes, são a fuga de uma realidade da qual se quer escapar.

Além disso, é preciso dimensionar o problema a ser enfrentado. O tráfico de drogas, hoje, é um negócio altamente lucrativo, atuando de maneira habitual em todos os cinco continentes e sendo, em muitos lugares, de fácil acesso. Partindo, ainda, do pressuposto de que as drogas são substâncias que em contato com o organismo do indivíduo alteram seu funcionamento normal, conclui-se que dosagens constantes e elevadas geram graves problemas de saúde. Por não se limitar a um país e ter proporções alarmantes, podemos dizer, então, que essa é uma questão de saúde pública mundial.

Nesse sentido, ainda, deve-se apontar o problema social relacionado ao uso de drogas. No Brasil, por exemplo, onde as “cracolândia” se tornaram parte integrante da paisagem de várias cidades, vê-se cada vez mais uma segregação no espaço urbano. Isso porque, em regra, zonas mais carentes são apontadas como centro de consumo dessas substâncias, quando, na verdade, tal prática está presente em todos os estratos da sociedade. A própria maconha, considerada “relaxante” e presente nos mais variados ambientes, desde o ator de novela ao porteiro do prédio, é prova disso. Nesse sentido, é uma mazela quase que democrática.


Enem Power R$ 19,90

Dessa forma, portanto, fica claro que a descriminalização das drogas é bem mais ampla e complexo do que aparenta. É preciso, nesse contexto, um esforço conjunto para dirimir o problema. Cabe aos governos, com o apoio da Organização Mundial da Saúde e da Organização das Nações Unidas, criarem programas de reabilitação mais completos, fazendo parcerias com ONGs e com Universidades, por meio de seus especialistas e pesquisadores.

Além disso, a escola e a família também têm papel fundamental no que diz respeito à prevenção. Por fim, a mídia, como grande formadora de opinião, pode reforçar a mensagem do quão nocivo é o consumo de tais substâncias. Solucionar a questão das drogas é um processo longo, mas é preciso que se dê o primeiro grande passo.

O que achou do nosso modelo de redação sobre a descriminalização das drogas? Se ainda estiver inseguro, acesse o site do Descomplica e nos envie a sua redação sobre o tema. Vamos te ajudar a reforçar os seus conhecimentos!

Larissa Coelho

Larissa Coelho escreveu 1988 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *