Mapa Mental: Uso da vírgula

20/09/2016 Camila Paula

Não deixe a vírgula estragar sua redação perfeita no ENEM! Confira este mapa mental e fique por dentro de tudo para arrasar no vestibular! 😀

virgula

A língua escrita necessita de inúmeros sinais para representar o ritmo e a linha melódica da língua falada. Um desses sinais é a vírgula, e seu uso quase sempre provoca muitas dúvidas. Diferentemente do que muita gente pensa, a vírgula não serve apenas para marcar pequenas pausas do falante; sua função vai muito além dessa.  Você sabe usar corretamente a vírgula?

A vírgula serve para assinalar uma pausa de pequena duração. Entre os elementos de uma oração, usa-se geralmente para separar:

Vocativo

O vocativo é um chamamento ou interpelação ao interlocutor no discurso. É o caso do seguinte exemplo: “Que temes, ó guerreiro?” (DIAS, Gonçalves). “Ó guerreiro” é o vocativo, isolado por vírgula.

Aposto

Por exemplo: “O leão, rei dos animais, foi salvo pelo ratinho”. “Rei dos animais” é o aposto explicativo, isolado entre vírgulas.

Elementos de mesma função sintática

A vírgula também separa elementos de mesma função sintática, o que ocorre geralmente quando não há presença de conjunção coordenativa: “Eu vejo o dia, o mês, o ano”. Os elementos separados pela vírgula, nesse caso, exercem a mesma função sintática em relação ao verbo “ver”.

QUER SABER MAIS SOBRE O USO DA VÍRGULA? CLIQUE AQUI E CONFIRA ESTE RESUMO COMPLETO QUE VAI SALVAR SUA REDAÇÃO!

Nunca mais deixe a vírgula te enganar!

A vírgula é um sinal de pontuação que exerce 3 funções básicas: marcar as pausas e as inflexões da voz na leitura; enfatizar e/ou separar expressões e orações; e esclarecer o significado da frase, afastando qualquer ambiguidade.

Ela pode te deixar de fora…

Sem você, está cada vez melhor.

Algumas palavras não podem ser separadas por vírgula; é o que acontece com sujeitos e verbos, verbos e complementos. Nesse caso, a propaganda erra no uso da vírgula e ainda afasta o cliente.

AINDA COM DÚVIDAS? DÊ UMA OLHADA NESSA LISTA! VOCÊ VAI FICAR SABENDO DE TUDO E AINDA VAI SE DIVERTIR!

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

1 Comentário para este artigo

  • Matheus
    14/09/2016

    Não entendi o cartaz do salão de beleza .

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *