Mapa Mental: Subjetividade Humana

04/10/2016 Caroline Tostes

Quer saber tudo sobre Subjetividade Humana? Confira este mapa mental e fique craque para arrasar na sua redação do ENEM! :3

subjetividade humana

Descartes, Kant e Nietzsche: três grandes filósofos que vão te ajudar a fazer uma boa redação!

René Descartes foi um importante filósofo, matemático e físico francês do século XVII. Também fez estudos nas áreas da Epistemologia e Metafísica. Nasceu na cidade de La Haye, na França, em 31 de março de 1596. Morreu na cidade de Estocolmo, na Suécia, em 11 de fevereiro de 1650.

Considerado o primeiro filósofo moderno, é autor da famosa frase “Penso, logo existo”, afirmação que surgiu após o questionamento “O que sou?” e da resposta “Sou uma coisa que pensa”. Para Descartes, o pensamento é o lugar da verdade, é o puro intelecto, e é por meio dele que adquirimos ideias claras e distintas. Se duvido, eu penso; se penso, eu existo.

Descartes elabora a teoria de que o sujeito é dividido em matéria e espírito, alma e corpo e sua atividade fundamental é o pensamento. Nota-se, então, que o fundamento de todo o conhecimento do real encontra-se no intelecto.

Mas e as emoções? Nesse caso, elas seriam subjugadas, controladas pela razão. O indivíduo se torna consciente de si mesmo, e as paixões (nome comumente dado para as emoções humanas) são vencidas pelo lado racional humano, já que muitas vezes elas se mostram danosas à nossa existência.

QUER SABER MAIS SOBRE O QUE OS GRANDES PENSADORES TÊM A DIZER SOBRE SUBJETIVIDADE HUMANA? CLIQUE AQUI E CONFIRA!

Dentro do eixo temático de Subjetividade Humana, vamos estudar sobre sentimentos, sensações, aquilo que guardamos dentro da gente e que de alguma forma pode virar tema de redação.

Em muitos vestibulares, já aconteceu da banca abordar assuntos que envolvessem inveja, ciúme, traição nas relações amorosas, a importância do medo nas nossas vidas, a importância da amizade, o amor na contemporaneidade, etc. Todos estes são temas subjetivos, que podem e serão trabalhados para que você se dê bem na hora da redação.

Embora os sete pecados sejam comportamentos considerados ruins, não é possível considerar seus opostos como virtudes ideais. Dessa forma, discute-se o que seria o comportamento ideal pro ser humano. O que você acha?

O QUE OS SETE PECADOS CAPITAIS TÊM A VER COM SUBJETIVIDADE HUMANA? CLIQUE AQUI E DESCUBRA!

Agora que você já está por dentro de tudo sobre Subjetividade Humana, confira nossa página oficial do Gabarito ENEM 2016!

Caroline Tostes

Caroline Tostes escreveu 30 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *