Mapa Mental: Estrutura da Dissertação

11/10/2016 Bruna Basile

Aprenda a Estrutura da Dissertação para arrasar na redação do ENEM e garantir sua nota 1000! 😀

Estrutura da Dissertacao

Uma redação deve ter um começo, um meio e um fim, e o nome técnico de sua estrutura é introdução, desenvolvimento e conclusão. Quando a proposta da redação é de uma dissertação argumentativa, a expectativa da banca é que o aluno demonstre um conhecimento do assunto a ser abordado com o intuito de persuadir e convencer o leitor a concordar com o seu ponto de vista.

INTRODUÇÃO

A introdução é a parte da dissertação argumentativa que vai levar o leitor para dentro do texto; seus objetivos são mostrar a atualidade e a relevância do tema, fazendo sua contextualização, e sugerir uma abordagem (contra ou a favor) sobre o tema. Essa abordagem é conhecida como tese.

Estratégias de Introdução:

  • Citação de argumentos
  • Contexto histórico
  • Exemplo concreto
  • Flashes ou frases nominais
  • Dados estatísticos
  • Alusão cultural
  • Conceituação

QUER MAIS? CLIQUE AQUI E CONFIRA ESSE RESUMO COMPLETO SOBRE A ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO!

Confira 5 formas de ampliação do tópico frasal e tire onda na redação do ENEM!

A reta final do ENEM está se aproximando e nada melhor do que começar a relembrar alguns passos muito importantes da estrutura da sua redação para você conquistar o 1000, não é mesmo? Você lembra das formas de ampliação do tópico frasal? Não? Confira aqui para na hora h você escrever tudo “like a boss”.

1- Explicação

Como você sabe que o tópico frasal é uma síntese da ideia que vai ser desenvolvida no parágrafo, a forma mais fácil de você fazer a sua ampliação é através da explicação. Com ela, você vai explicar tudo o que está contido no seu tópico. Mais simples que isso impossível, né?

QUER SABER QUAIS SÃO AS OUTRAS 4 FORMAS? CLIQUE AQUI E DESCUBRA TUDO SOBRE TÓPICO FRASAL PARA COMPLEMENTAR SUA ESTRUTURA DA DISSERTAÇÃO!

Agora que você já sabe o que é a Estrutura da Dissertação, clique aqui e confira nosso gabarito ENEM 2016!

Bruna Basile

Bruna Basile escreveu 31 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *