Mapa Mental: Eixo Temático – Cultura e Comportamento

19/07/2016 Larissa Coelho

Mafalda vai te ajudar a refletir sobre Cultura e Comportamento com esse mapa mental! (:

mapa-red-cultura-comportamento

 

Chegamos ao quarto eixo temático de redação, o que significa que o Enem está cada vez mais perto. Vamos, então, adentrar o universo desse eixo para também ficar cada vez mais perto do 1000?

Você vai perder esse resumo e ficar longe da nota 1000? Eu é que não vou.

O eixo temático em que vamos mergulhar a partir de hoje é o de cultura e comportamento, que é bastante comum em vestibulares e que trata de temas bastante atuais e relevantes e, por isso, tem uma probabilidade enorme de ser abordado no Enem todos os anos.

Antes de tudo, porém, é importante desfazermos o mito de que um tema de redação está relacionado a somente um eixo temático, isso porque o Enem trabalha com quatro eixos que dialogam entre si – política, sociedade, cultura e ciência. Portanto, os temas de redação costumam estabelecer esse diálogo, abordando mais do que somente um eixo dentre os quatro possíveis. O tema de 2009, por exemplo, O indivíduo frente à ética nacional, atinge três dessas esferas, por poder assumir um cunho político, social e cultural. Vamos, a partir de hoje, ampliar nossa visão sobre os temas e enxergar as múltiplas possibilidades que eles podem nos oferecer, ok?

Não tenho paciência para quem acha que pode estudar para a redação do Enem sem estudar os eixos temáticos

Quando falamos de cultura e comportamento muitas coisas passam pela nossa cabeça, não é verdade? Precisamos organizar nossas ideias. Primeiramente, é importante pensarmos um pouco sobre cada uma dessas palavrinhas, para, depois, relacionar tudo.

UM RESUMO COMPLETO SOBRE CULTURA E COMPORTAMENTO ESTÁ TE ESPERANDO BEM AQUI.

Não deixe de conferir também as 3 filmes para quem quer entender mais sobre Cultura e Comportamento e, depois, resolva exercícios de vestibular sobre o tema para testar seus conhecimentos. 🙂

Larissa Coelho

Larissa Coelho escreveu 3136 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *