Subjetividade Humana: como os Pecados Capitais podem te ajudar na hora da redação?

04/10/2016 Camila Paula

Subjetividade Humana: embora os Sete Pecados Capitais sejam comportamentos considerados ruins, não é possível considerar seus opostos como virtudes ideais.

subjetividade humana

Dentro do eixo temático de Subjetividade Humana, vamos estudar sobre sentimentos, sensações, aquilo que guardamos dentro da gente e que de alguma forma pode virar tema de redação.

Em muitos vestibulares, já aconteceu da banca abordar assuntos que envolvessem inveja, ciúme, traição nas relações amorosas, a importância do medo nas nossas vidas, a importância da amizade, o amor na contemporaneidade, etc. Todos estes são temas subjetivos, que podem e serão trabalhados para que você se dê bem na hora da redação.

1. Os Sete Pecados x Comportamento ideal

Embora os sete pecados sejam comportamentos considerados ruins, não é possível considerar seus opostos como virtudes ideais. Dessa forma, discute-se o que seria o comportamento ideal pro ser humano. O que você acha?

subjetividade humana

É preciso se equilibrar! Para muitas pessoas, é como andar em uma corda bamba.

2. A Avareza e a Sociedade de consumo

A avareza tem muito a ver com os princípios da sociedade de consumo. Ela é caracterizada pela necessidade de acúmulo de capital. Paradoxalmente, isso se relaciona com o consumismo, já que a sociedade de consumo quer que você gaste para que, de alguma forma, obtenha bens materiais. É possível, então, fazer um contraponto com essas duas ideias e puxar um gancho para a arma da sociedade de consumo contra a avareza: a propaganda.

subjetividade humana

Outra questão importante nesse caso é a desigualdade social. O que você sabe sobre ela?

3. A Inveja

Pode ser definida como a depreciação de bens, substituindo-os por simulacros julgados melhores. Simplificando, é o ato de depreciar aquilo que se deseja, porém pertence a outra pessoa.

A inveja também pode ser observada quando se cria uma realidade alternativa àquela original. Esse argumento pode te servir na redação juntamente à frase “a felicidade alheia incomoda”. Por qual motivo as pessoas sentem inveja? Vale a reflexão, não vale?

subjetividade humana

Xô, Inveja!

4. Gula e Luxúria

Por que a luxúria e a gula ainda são comportamentos tão comuns no século XXI? Bom, ambas trabalham com instintos, tanto de sobrevivência quanto de preservação e perpetuação da espécie. No século XXI, temos cada vez mais estímulos aos instintos, o que se dá com o constante bombardeio de imagens propagandísticas que chegam a nós, como uma grande sedução – tanto no sentido literal da palavra quanto no consumo de alimentos ou produtos/objetos.

subjetividade humana

Até que ponto a gula e a luxúria estão presentes na nossa vida? Vale a reflexão.

JÁ SABE COMO FAZER UMA REDAÇÃO EXEMPLAR? AGORA, FIQUE LIGADO! CONFIRA NOSSA PÁGINA OFICIAL DO GABARITO ENEM 2016!

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2655 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *