5 citações para você arrasar na defesa da tese!

24/05/2016 Camila Paula

giphy (72)

Você sabe o que é eixo temático? O eixo temático é um conjunto de temas que ajudam a direcionar o planejamento de um determinado projeto/trabalho. Aqui, vamos ver 5 citações que podem ser utilizadas quando a temática da redação do ENEM estiver inserida no eixo de ciência e tecnologia, abordando diferentes aspectos desse assunto tão amplo.

1. Arnold Toynbee

arnold toynbee

Famoso historiador britânico, Arnold é autor da frase “Tornamo-nos deuses na tecnologia, mas permanecemos macacos na vida”. Imagine que o tema da redação do ENEM envolva os efeitos da tecnologia na vida do homem no século XXI. Mencionar Arnold Toynbee como argumento de autoridade, citação pode valorizar muito o seu ponto de vista.

 

2. Steve Jobs

steve Jobs

Inventor, revolucionário, empresário no setor da informática, Steve Jobs disse que a tecnologia move o mundo. Imagine que o tema da redação abra espaço para uma discussão sobre a importância da tecnologia para o mundo, essa frase de Jobs pode ser um bom argumento de autoridade e/ou citação para reafirmar a tese e dar credibilidade a ela.

 

3. Roberto Campos

Roberto Campos

Economista, diplomata e político brasileiro, Roberto Campos disse que mais importantes que as riquezas naturais são as riquezas artificiais da educação e tecnologia. Imagine que o tema da redação do ENEM proponha uma discussão sobre os opostos riquezas naturais e artificiais. Usar as palavras de Roberto Campos pode servir tanto para afirmar ou negar seu ponto de vista.

 

4. Peter Drucker

Peter Drucker

Escritor, professor e um dos maiores nomes quando o assunto é Globalização, Peter Drucker disse que a economia da educação torna-se refém da tecnologia da informação. De intensiva de trabalho, a escola passará a intensiva de capital. Excelente argumento para enriquecer uma redação que aborde a relação benéfica ou não da tecnologia com a escola e qual a influência disso na transformação da instituição escola em intensiva de capital.

 

5. Albert Einstein

albert einstein

Físico e teórico alemão, disse que tornou-se aterradoramente claro que a nossa tecnologia ultrapassou a nossa humanidade. Tal argumento pode – e deve – ser utilizado para relacionar a máquina e o humano, em qual momento e por qual motivo a tecnologia pode ultrapassar a humanidade? Em quais sentidos isso pode acontecer ou acontece?

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *