Mapa Mental: Funções Nitrogenadas

19/03/2018 Camila Paula

Ainda em dúvidas sobre Funções Nitrogenadas?  Confira este mapa mental que vai salvar sua prova de química e te fazer aprender o tema definitivamente!

funcoes nitrogenadas

 

 

O que são Funções Nitrogenadas?

Você já deve saber que na química orgânica, existem milhões de compostos. Alguns possuem a mesma estrutura, ou melhor, o mesmo grupo funcional, por isso pertencem à mesma função orgânica e possuem comportamentos parecidos. Dentre todas as funções orgânicas, algumas se destacam: as funções oxigenadas e nitrogenadas. Como já falamos das oxigenadas em outro resumo, agora o foco são as nitrogenadas.

Dentre as funções orgânicas, existem quatro que possuem nitrogênio na sua composição: são as chamadas de funções nitrogenadas. Confira um pouco mais sobre cada função!

Aminas

A amônia tem um cheiro característico, e muitos de seus derivados têm odor semelhante. Isso também é válido para as aminas, que são derivadas da amônia. Por exemplo, a metilamina é responsável pelo cheiro de peixe em decomposição. Ela contém um grupo metil substituindo um hidrogênio na molécula de amônia: H3C-NH2.

Outros exemplos de aminas são a putrescina e a cadaverina, encontradas em cadáveres. É bom dizer que nem todas as aminas são conhecidas pelo cheiro desagradável, como a também a Cafeína, a Anfetamina, a Cocaína e o Crack.

Amidas

As amidas são compostos orgânicos são encontrados tanto no estado sólido como no líquido. São produzidas em laboratório e são derivadas da acila associada ao nitrogênio. Para classificar as amidas são analisadas o número de acilas ligadas ao elemento nitrogênio. Podendo ser: primárias (apenas um grupo de acila), secundárias (dois grupos de acila) e terciárias (três grupos de acila).

As amidas são utilizadas na fabricação produtos de higiene pessoal, cosméticos e produtos de limpeza, como detergentes e entre outros.

Nitrocompostos

Diferente das amifas, os nitrocompostos são encontrados apenas no estado líquido. Não dissovem em água por serem densos e reativos. Esses comportos orgânicos são utilizados como explosivos, solventes, na produção de pomadas, etc.

Nitrilas

Por último, mas não menos importante entre as funções orgânicas, as nitrilas, também conhecidas como cianetos. Esses compostos são encontrados em estado sólido e são solúveis em água. São utilizados na produção de corantes, fertilizantes e borrachas.

Quer saber mais ? Confira um resumo sobre Funções Nitrogenadas que preparamos excluvisavemente para você mandar bem suas provas! Fique também sempre ligado nas novidades do blog do Descomplica!

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *