Blog Descomplica

Questões Comentadas: Primeira Guerra Mundial

Resolva exercícios de vestibular sobre "Primeira Guerra Mundial", aprenda o passo-a-passo da resolução e prepare-se para o Enem e vestibulares!
porDescomplica| 08/06/2016

Compartilhe

Leia o resumo O mundo e a Primeira Guerra Mundial e resolva os exercícios abaixo.

 

1. (PUC) Em relação às causas da Primeira Guerra Mundial é correto afirmar que:

a) A incapacidade dos Estados liberais em solucionar a crise econômica do século XIX colocou em xeque toda a estrutura do sistema capitalista. A instabilidade política e social das nações europeias impulsionou as disputas colonialistas e o conflito entre as potências.

b) A desigualdade de desenvolvimento das nações capitalistas europeias acentuou a rivalidade imperialista. A disputa colonial marcada por um nacionalismo agressivo e pela corrida armamentista expandiu os pontos de atrito entre as potências.

c) O sucesso da política de apaziguamento e do sistema de aliança equilibrou o sistema de forças entre as nações europeias, acirrando as lutas de conquista das colônias da África e da Ásia.

d) O expansionismo na Áustria, a invasão da Polônia pelas tropas alemãs assustaram a Inglaterra e a França, que reagiram contra a agressão declarando guerra ao inimigo.

e) O desequilíbrio entre a produção e consumo incentivou a conquista de novos mercados produtores de matérias-primas e consumidores de bens de produção reativando as rivalidades entre os países europeus e os da América do Norte.

 


Enem Power R$ 19,90

2. (UNESP) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) resultou de uma alteração da ordem institucional vigente em longo período do século XIX. Entre os motivos desta alteração, destacam-se:

a) a divisão do mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição de países industrializados na América.

b) a desestabilização da sociedade europeia com a emergência do socialismo e a constituição de governos fascistas nos países europeus.

c) o domínio econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da Rússia pelo capitalismo.

d) a oposição da França à divisão de seu território após as guerras napoleônicas e a aproximação entre a Inglaterra e a Alemanha.

e) a unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas coloniais na Ásia e na África.

 

3. (MACKENZIE) A respeito do envolvimento dos EUA na Primeira Grande Guerra é incorreto afirmar que:

a) foi influenciado pela intenção germânica de atrair o México, prometendo-lhe ajuda na reconquista de territórios perdidos para os EUA.

b) os EUA financiaram diretamente a indústria bélica franco-inglesa e enviaram um grande contingente de soldados ao fronte.

c) uma possível derrota da França e Inglaterra colocaria em risco os investimentos norte-americanos na Europa.

d) contrariando o Congresso, o presidente dos EUA rompeu a neutralidade, declarando guerra às forças do Eixo.

e) a adesão dos EUA desequilibrou as forças em luta, dando um novo alento à Entente.

 

4. (UFF) Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas. Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.

a) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais, sobretudo através da inflação.

b) Em todos os países, a economia de guerra forçou a abolir os sindicatos operários, a confiscar as fortunas privadas e a fechar os Parlamentos, pondo assim em cheque os pilares básicos da sociedade liberal.

c) Durante a guerra foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, num prenúncio do fascismo ainda por vir.

d) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.

e) Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.

 

5. (Enem) A primeira metade do século XX foi marcada por conflitos e processos que a inscreveram como um dos mais violentos períodos da história humana.

Entre os principais fatores que estiveram na origem dos conflitos ocorridos durante a primeira metade do século XX estão

a) a crise do colonialismo, a ascensão do nacionalismo e do totalitarismo.

b) o enfraquecimento do império britânico, a Grande Depressão e a corrida nuclear.

c) o declínio britânico, o fracasso da Liga das Nações e a Revolução Cubana.

d) a corrida armamentista, o terceiro-mundismo e o expansionismo soviético.

e) a Revolução Bolchevique, o imperialismo e a unificação da Alemanha.

 

 

 

 

GABARITO

  1. B

Comentário: Nesta primeira questão, temos muitos pontos que geram confusão, pois a maioria das alternativas nos leva a pensar em Segunda Guerra Mundial, quando na verdade se trata da Primeira Guerra, ou Grande Guerra. Devemos também destacar a clara rivalidade entre novas potências em ascensão no Imperialismo e as antigas que tentavam se manter hegemônicas.

 

  1. E

Comentário: A Alemanha vinha adquirindo espaço no cenário econômico mundial e deveria se introduzir no sistema vigente da época, o imperialismo. Este era visto como a única maneira de conseguir mercado consumidor e matéria prima, porém, esta sua postura não foi vista com bons olhas pelas antigas potências, que, após um estopim, incentivaram o início da Primeira Guerra Mundial.

 

  1. D

Comentário: A alternativa D é a incorreta nesta questão, visto que o EUA não contrariaram a postura de seu congresso durante a Primeira Guerra Mundial. Um destaque quando se fala de EUA e Primeira Guerra é comentar que uma de suas preocupações era a derrota da Inglaterra e da França, o que prejudicaria muito seus negócios com a Europa.

 

  1. A

Comentário: Todo e qualquer tipo de liberalismo entra em conflito quando falamos em guerra. A Primeira Guerra Mundial coloca em crise estes precedentes, como quando, por exemplo, o estado passa a intervir diretamente em assuntos econômicos, algo inaceitável dentre as teorias liberais. O pós-guerra é ainda pior, pois, em uma guerra, até quem ganha sai prejudicado.

 

  1. A

Comentário: A alternativa A nos mostra os principais eventos ocorridos para dar-se início à Primeira Guerra Mundial e, posteriormente, à segunda. Quando falamos aqui em “colonialismo”, na verdade, devido à época, trata-se do “neocolonialismo”. O Totalitarismo é um evento que surge no entre-guerras e o nacionalismo passa a aplicar-se também aos territórios da África e Ásia dominados no período Imperialista.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica