Blog Descomplica

Prova do Enem 2021: tudo o que você precisa saber sobre a edição

Realizada nos dias 21 e 28 de novembro, a prova do Enem 2021 acontece após um adiamento causado pela pandemia. Veja tudo o que você precisa saber sobre!
porDescomplica| 20/11/2021

Compartilhe

Se inscreveu para a prova do Enem 2021 e quer estar por dentro de tudo? Peraí que a gente te conta agora mesmo! Com essa confusão toda de pandemia, as pessoas ficaram perdidas em relação às datas, ao funcionamento do exame, o que pode ser levado (ou não), quando saem os resultados, e muitas outras coisas.

Se esse for o seu problema, relaxa! A gente te conta tudo sobre a edição de 2021, e ainda dá aquela força antes do exame, com um aulão de revisão ao vivo! É isso mesmo! Nossos professores te dão aquela moral antes da prova, pra você chegar já botando banca!

Dá uma olhada em tudo o que você precisa saber sobre o Enem 2021 e já vai se preparando!

Enem 2021: como é a prova impressa?

Anualmente, o Inep prepara cinco tipos de provas do Enem, separadas por cores (amarelo, azul, cinza, branco e rosa). Os exercícios são os mesmos em todos os cadernos de questões do Enem 2021, mas a ordem é alterada.

Se você optou por fazer a prova impressa, você receberá, do fiscal da prova, o seu caderno de questões e o gabarito com o seu próprio nome impresso, que deve ser conferido antes de assinar.

No primeiro dia de prova do Enem, 21 de novembro, as disciplinas abordadas são de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação. Já no segundo dia de prova Enem, em 28 de novembro, é a vez de Matemática, Códigos e Suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e Suas Tecnologias. Cada disciplina possui 45 questões.

gabarito enem - Descrição: CTA direcionando para a ferramenta do gabarito Enem Descomplica

Enem 2021: como é a prova digital?

A estrutura e logística da prova digital do Enem serão as mesmas do exame tradicional. São 45 questões de cada área do conhecimento, mais uma redação, que deve ser feita no modelo dissertativo-argumentativo, com um máximo de 30 linhas. 

A única diferença é que, no Enem Digital, as provas objetivas serão respondidas em um computador, com exceção da redação, que deverá ser feita no papel.

Quanto tempo dura a prova do Enem 2021?

No primeiro domingo, os candidatos têm 5h30 (cinco horas e meia) para responder as provas, preencher o gabarito, fazer a redação e passar para a folha de respostas. No segundo domingo, a duração é de 5h (cinco horas).

O que é preciso levar para o Enem?

Preste atenção ao documento que você precisa levar! Só vale identificação original, oficial e com foto. Não leve cópia simples, autenticada ou documento sem foto. 

Além disso, leve o seguinte:

  • Caneta esferográfica na cor preta, fabricada em material transparente;
  • Cartão de confirmação de inscrição (que você pega na Página do Participante);
  • Declaração de Comparecimento Enem impressa para assinatura do coordenador local (caso precise do documento).

O que você NÃO levar para o Enem 2021

Não é permitido que os candidatos estejam portando alguns itens. Pra você não mandar mal no dia do Enem 2021, se liga no que é proibido levar! 

   • Dispositivos eletrônicos (calculadoras, agendas eletrônicas ou similares, telefones celulares, smartphones, tablets e demais aparelhos eletrônicos);

  • Caneta que não seja de material transparente;
  • Óculos escuros;
  • Lapiseira, lápis e similares;
  • Livros e anotações;
  • Chaves, relógios;
  • Boné, chapéu, gorro;
  • Fone de ouvido ou similares.

Quando sai o local da prova do Enem 2021?

O local de prova do Enem 2021 está disponível e você já pode conferir o seu. Pra não se atrasar, vale ficar de olho no horário da abertura e fechamento dos portões e se organizar direitinho, hein!

  • 12h: Abertura dos portões 
  • 13h: Fechamento dos portões 
  • 13h às 13h30: Procedimentos de segurança na sala de prova
  • 13h30: Início das provas 
  • 19h: Término das provas no primeiro domingo 
  • 18h30: Término das provas no segundo domingo 

Antes de entrar na sala, guarde os objetos não permitidos no envelope porta-objetos, feche o lacre e mantenha tudo debaixo da sua cadeira até terminar a prova. Confira seus dados no cartão-resposta/folha de redação. 

Destaque, com muito cuidado, o cartão-resposta/ folha de redação do caderno de questões. 

Agora que você já sabe tudo sobre o Enem 2021, é só assistir ao nosso aulão de revisão e, depois, conhecer a sua nota com o gabarito Enem 2021 Descomplica! Aí é só alegria!! 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica