Tudo o que você precisa saber sobre os tipos de linguagem está aqui!

02/10/2015 Camila Paula

Tire todas as suas dúvidas sobre os tipos de linguagem!

tipos de linguagem tipos de linguagem

Discurso direto?

O ENEM está chegando e, a essa altura, tudo o que você quer são dicas e o mapa para seguir no caminho das pedras, né? Pois vamos lá! Sabendo que o ENEM valoriza o aluno que é conectado com a sociedade, nada mais coerente e justo do que falar sobre o que realmente conecta uma sociedade: a língua. Você pode espernear, mas tem que aceitar que não existe língua desconectada do uso e que você usa a língua para tudo nessa vida!

A língua não existe arbitrariamente, ela evolui para satisfazer as necessidades dos usuários que dela se apropriam, ou seja, é um instrumento de comunicação pois é composta de regras gramaticais que possibilitam que determinado grupo de falantes consiga trocar ideias. Vamos ver agora como se pode dar a comunicação entre falantes de uma língua?

1) Linguagem verbal

Quando falamos com alguém, lemos um livro ou reportagem, estamos utilizando a palavra como código. Quando alguém escreve um texto, um e-mail ou uma mensagem no whats, por exemplo, está usando a linguagem verbal, ou seja, está transmitindo informações através das palavras. Esse tipo de linguagem é conhecida como linguagem verbal pois a palavra, escrita ou falada, é a forma pela qual nos comunicamos. Certamente, essa é a linguagem mais comum no nosso dia a dia. Portanto: a linguagem verbal é construída através de palavras! 🙂
Olha aqui embaixo uma questão marcada por uma linguagem verbal:

(ENEM 2009)
Texto I
É praticamente impossível imaginarmos nossas vidas sem o plástico. Ele está presente em embalagens de alimentos, bebidas e remédios, além de eletrodomésticos, automóveis etc. Esse uso ocorre devido à sua atoxicidade e à inércia, isto é: quando em contato com outras substâncias, o plástico não as contamina; ao contrário, protege o produto embalado. Outras duas grandes vantagens garantem o uso dos plásticos em larga escala: são leves, quase não alteram o peso do material embalado, e são 100% recicláveis, fato que, infelizmente, não é aproveitado, visto que, em todo o mundo, a percentagem de plástico reciclado, quando comparado ao total produzido, ainda é irrelevante.

Revista Mãe Terra. Minuano, ano I, n. 6 (adaptado).

Texto II 

Sacolas plásticas são leves e voam ao vento. Por isso, elas entopem esgotos e bueiros, causando enchentes. São encontradas até no estômago de tartarugas marinhas, baleias, focas e golfinhos, mortos por sufocamento. Sacolas plásticas descartáveis são gratuitas para os consumidores, mas têm um custo incalculável para o meio ambiente.

Veja, 8 jul. 2009. Fragmentos de texto publicitário do Instituto Akatu pelo Consumo Consciente.

Na comparação dos textos, observa-se que

a) o texto I apresenta um alerta a respeito do efeito da reciclagem de materiais plásticos; o texto II justifica o uso desse material reciclado.

b) o texto I tem como objetivo precípuo apresentar a versatilidade e as vantagens do uso do plástico na contemporaneidade; o texto II objetiva alertar os consumidores sobre os problemas ambientais decorrentes de embalagens plásticas não recicladas.

c) o texto I expõe vantagens, sem qualquer ressalva, do uso do plástico; o texto II busca convencer o leitor a evitar o uso de embalagens plásticas.

d) o texto I ilustra o posicionamento de fabricantes de embalagens plásticas, mostrando por que elas devem ser usadas; o texto II ilustra o posicionamento de consumidores comuns, que buscam praticidade e conforto.

e) o texto I apresenta um alerta a respeito da possibilidade de contaminação de produtos orgânicos e industrializados decorrente do uso de plástico em suas embalagens; o texto II apresenta vantagens do consumo de sacolas plásticas: leves, descartáveis e gratuitas.

GABARITO: B

tipos de linguagem tipos de linguagem

2) Linguagem não verbal

Ao contrário da linguagem verbal, a linguagem não verbal não utiliza palavras para se comunicar, pois o código utilizado é o símbolo. Nessa forma de comunicação, o objetivo não é de expor verbalmente o que se quer dizer ou o que se está pensando, mas de se utilizar de outros meios comunicativos, como as figuras, placas, gestos, objetos, cores, ou seja, os signos visuais.

Como? O jogo só acaba quando o juiz apita, o jogador só é expulso quando recebe cartão vermelho e a pessoa só para no sinal quando ele está vermelho. Ninguém deu uma ordem que ela deveria parar, mas, como se conhece a simbologia utilizada, apenas o apito, o cartão vermelho e o sinal da luz vermelha já são suficientes para compreender a mensagem. Portanto: a linguagem não verbal é construída a partir de símbolos não verbais, como imagens e cores!

Quer ver como a linguagem não verbal pode produzir efeitos interessantes, dispensando assim o uso da palavra? Olha como esse tipo de linguagem já apareceu na prova mais esperada da sua vida:

(ENEM 2013)

tipos de linguagem tipos de linguagem

O cartum faz uma crítica social. A figura destacada está em oposição às outras e representa a

a) a opressão das minorias sociais.

b) carência de recursos tecnológicos.

c) falta de liberdade de expressão.

d) defesa da qualificação profissional.

e) reação ao controle do pensamento coletivo.

GABARITO: E

tipos de linguagem tipos de linguagem

3) Linguagem mista ou híbrida

Sobre esse tipo de linguagem, como o próprio nome já entrega, você pode gravar que é “tudo junto e misturado”. A linguagem mista é o uso simultâneo da linguagem verbal e da linguagem não verbal, usando palavras escritas e figuras ao mesmo tempo. As histórias em quadrinhos, as charges e os outdoors são um exemplo deste tipo de linguagem, já que integram, simultaneamente, imagens, símbolos e diálogos.

Quer ver como isso está tão presente na sua vida que já caiu no ENEM?! Olha aqui:

(ENEM 2013) Casados e independentes

Um novo levantamento do IBGE mostra que o número de casamentos entre pessoas na faixa dos 60 anos cresce, desde 2003, a um ritmo 60% maior que o observado na população brasileira como um todo…

tipos de linguagem tipos de linguagem

Os gráficos expõem dados estatísticos por meio de linguagem verbal e não verbal. No texto, o uso desse recurso

a) exemplifica o aumento da expectativa de vida da população.

b) explica o crescimento da confiança na Instituição do casamento.

c) mostra que a população brasileira aumentou nos últimos cinco anos.

d) indica que as taxas de casamento e emprego cresceram na mesma proporção.

e) sintetiza o crescente número de casamentos e de ocupação no mercado de trabalho.

GABARITO: E

tipos de linguagem tipos de linguagem

JÁ SABE TUDO SOBRE OS TIPOS DE LINGUAGEM? CONFIRA AGORA NOSSO GABARITO ENEM 2015!

Camila Paula

Camila Paula escreveu 2657 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *