Exercícios Resolvidos: Pronomes Demonstrativos e Indefinidos

04/10/2017 Bruna Saad

Recentemente, falamos sobre as classes gramaticais e ensinamos o que são os pronomes. Eles são os responsáveis por acompanhar, substituir ou fazer referência ao nome. Ou seja, são palavras variáveis em gênero (masculino/feminino) e número (singular/plural).

CONFIRA O MAPA MENTAL SOBRE PRONOMES PARA APRENDER DE VEZ ESSA MATÉRIA!

Os pronomes possuem diversas classificações: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos. Hoje, reunimos exercícios sobre os pronomes demonstrativos e indefinidos.

Quer Que Desenhe? Pronomes

Antes de partir para os exercícios, dá uma conferida no Quer Que Desenhe sobre Pronomes. É uma boa forma de revisar o conteúdo e  manter a matéria mais fresca na memória 👇

Relembre os pronomes demonstrativos e indefinidos

Os pronomes demonstrativos são aqueles que situam pessoas ou coisas que estão relacionadas às três pessoas do discurso. Essa localização pode se dar no tempo, espaço ou no próprio texto. Os pronomes indefinidos, por sua vez, são aqueles que fazem referência à terceira pessoa do discurso de forma imprecisa, vaga e genérica.

Para testar os seus conhecimentos, responda os exercícios abaixo sobre pronomes demonstrativos e indefinodos e, em seguida, confira o gabarito.

Exercicios Resolvidos: Pronomes Demonstrativos e Indefinidos

1. (MACK) “Este inferno de amar – como eu amo! – / Quem mo pôs aqui n’alma … quem foi? / Esta chama que alenta e consome, / Que é a vida – e que a vida destrói – / Como é que se veio a atear, / Quando – ai quando se há-de apagar? (Almeida Garret)

No texto, os pronomes eu – quem – este, são, respectivamente:

a) indefinido – pessoal – indefinido
b) pessoal – interrogativo – demonstrativo
c) pessoal – indefinido – demonstrativo
d) interrogativo – pessoal – indefinido
e) indefinido – pessoal – interrogativo

 

2. (UNIRIO) Assinale o item que completa convenientemente as lacunas do trecho:

“A maxila e os dentes denotavam a decrepitude do burrinho; ………., porém, estavam mais gastos que ………. .”

a) esses, aquela
b) estes, aquela
c) estes, esses
d) aqueles, esta
e) estes, esses

 

3. (UEPG-PR) Toda pessoa deve responder pelos compromissos assumidos.” A palavra destacada é:

a) pronome adjetivo indefinido
b) pronome substantivo indefinido
c) pronome adjetivo demonstrativo
d) pronome substantivo demonstrativo
e) nenhuma das alternativas acima é correta

 

4. (FIUBE-MG) Assinale o item em que não aparece pronome relativo:

a) O que queres não está aqui.
b) Temos que estudar mais.
c) A estrada por que passei é estreita.
d) A prova que faço não é difícil.
e) A festa a que assisti foi ótima.

 

5. (TRT) A desigualdade jurídica do feudalismo ….. alude o autor se faz presente ainda hoje nos países ….. terras existe visível descompasso entre a riqueza e a pobreza.

Tendo em vista o emprego dos pronomes relativos, completam-se corretamente as lacunas da sentença acima com:
a) a qual / cujas
b) a que / em cujas
c) à qual / em cuja as
d) o qual / por cujas
e) ao qual / cuja as

 

GABARITO

1) B

Comentário: O pronome “eu” é pessoal do caso reto; o pronome “quem”, nessa questão, é interrogativo, pois é utilizado para formular uma pergunta: “Quem mo pôs aqui n’alma … quem foi?”; e, por fim, o pronome “este” é um demonstrativo. O que poderia deixar maiores dúvidas dentre as opções é o emprego do pronome “QUEM”, pois possui três possíveis classificações. Além de interrogativo, ele pode ser indefinido, quando se refere de maneira vaga à terceira pessoa do discurso, assim como pode ser um pronome relativo, quando vier precedido por preposição e referir-se a uma pessoa anteriormente mencionada no discurso.

2) B

Comentário: Nessa questão, é imprescindível saber que o pronome “este” refere-se ao termo mencionado em último lugar e o pronome “aquele” ao mencionado em primeiro lugar. Como a palavra “maxila” foi a primeira a ser mencionada, deve ser substituída por “aquela”, já a palavra “dentes” deve ser substituída por “estes”, pois foi citada por último. Esse critério tem a ver até mesmo com a questão espacial, se pensarmos na disposição das palavras na frase, pois o pronome “este” é usado para indicar algo que está próximo, e o aquele para indicar algo distante.

3) A

Comentário: O pronome adjetivo indefinido é aquele que qualifica um ser expresso na frase, conferindo-lhe a noção de quantidade aproximada. Enquanto o substantivo assume  o lugar do ser ou da quantidade aproximada de seres na frase. Como o pronome “toda” está acompanhando (e não substituindo) a palavra “pessoa” dando uma ideia de quantidade, é classificado como pronome indefinido adjetivo.

4) B

Comentário: São pronomes relativos aqueles que representam nomes já mencionados anteriormente e com os quais se relacionam. A única opção em que o “que” não faz referência a um termo é a B.

5) B

Comentário: O verbo “aludir” é transitivo indireto. Por isso, o pronome relativo “que” deve vir acompanhado da preposição “a”. Já o pronome “cujo” é utilizado somente no sentido de posse, fazendo referência ao termo antecedente e ao substantivo subsequente. Devemos lembrar que não podemos colocar artigo definido entre o pronome e o substantivo subsequente, portanto as opções “cuja as ” e “em cuja as” estão erradas. O pronome deve aparecer antecedido de preposição sempre que a regência dos termos posteriores exigir. Considerando esses argumentos, a opção correta é a B.

Agora que você já testou os seus conhecimentos, confira a nossa Monitoria de pronomes demonstrativos, indefinidos e relativos para ir bem nas provas!

Bruna Saad

Bruna Saad escreveu 17 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *