Blog Descomplica

Saiba o que levar para o Enem 2021

Afinal de contas, pode levar comida, bolsa, celular ou calculadora para o Enem 2021? É importante conhecer o que pode e não pode ser levado ao dia do exame.
porDescomplica| 20/11/2021

Compartilhe

Posso levar lápis ao Enem? Posso levar bolsa? Eles deixam entrar com comida? E meu ursinho de pelúcia da sorte? São tantas dúvidas e perguntas sobre o que pode ou não ser levado ao Enem que a gente preparou esse apanhado pra você entender, de uma vez por todas, o que levar para o Enem 2021. Saca só!

Água, comida, bolsa e alguns outros itens são permitidos no Enem. Entretanto, há formas de levá-los e algumas regrinhas de uso para que você não infrinja o regulamento do exame. Então, se você está na dúvida sobre o que pode levar para o Enem 2021, acompanhe as nossas dicas e já prepare as coisas aí!

gabarito enem - Descrição: CTA direcionando para a ferramenta do gabarito Enem Descomplica

Pode levar comida ao Enem?

Todo mundo aqui precisa se alimentar, né. Então, como o Enem é um exame de longa duração, é permitido aos estudantes que levem seus próprios lanches de casa. O ideal é levar alimentos leves, como barras de cereais ou sanduíches feitos em casa.

Você também pode levar algo para beber, como uma garrafinha de água. 

Uma dica legal pra você não se perder é separar no dia anterior do exame tudo o que você precisará levar, para que não haja imprevistos de última hora.

Pode levar celular ao Enem?

Se você estiver com seu celular no dia do Enem, desligue o aparelho antes de entrar na sala de provas. 

A equipe do Enem disponibiliza um saco plástico, no qual você depositará o aparelho e ele será lacrado até o final do exame. Então, se a sua dúvida é sobre levar ou não o celular ao Enem, é importante saber que pode, mas você não pode, em hipótese alguma, pensar em pegá-lo no meio do exame!

Pode levar bolsa ao Enem?

Você pode levar bolsa ou mochila no dia do Enem, mas é importante dizer que você provavelmente não terá acesso imediato à sua bolsa durante o exame.

Em geral, os fiscais do Enem pedem aos estudantes que coloquem seus pertences na frente da sala de aula onde farão a prova. Assim, você ficará apenas com os materiais necessários para fazer o exame (caneta preta, documento com foto e cartão de inscrição), além de alimentos e água.

Temos um artigo bem completinho sobre esse tema: pode levar bolsa e mochila para o Enem?

Caneta azul ou preta no Enem?

O Enem só libera a cor preta de caneta para a realização do exame. SÓ PRETA. Esta é a única cor permitida para assinalar o cartão-resposta e desenvolver a redação.

Outro ponto super importante é que ela precisa ser fabricada em material transparente. Nada de pegar aquela caneta fofinha e toda moderna que não vai poder usar. Vai na simples mesmo que tá garantido!

A obrigatoriedade de uso da caneta preta, ao contrário do que muita gente acredita, não é apenas uma formalidade. Segundo o Inep, o uso de uma caneta de outra cor pode inviabilizar a leitura óptica das respostas e impossibilitar a correção das provas.

Temos um artigo bem completinho sobre esse tema: pode levar bolsa e mochila para o Enem?

Pode levar lápis ao Enem?

Lápis, lapiseira e similares são proibidos no Enem, meu anjo!

Se a caneta preta é obrigatória e única forma aceita para preencher a prova, pra que você vai querer levar lápis?

Nada de levar lapiseiras, lápis comum, canetas coloridas ou que estejam fora do modelo permitido, que é a caneta preta básica transparente! Sacou? Caneta preta básica transparente e nada mais!

Outros utensílios como borracha, apontador e corretivo também são proibidos pela equipe organizadora. 

Pode levar calculadora ao Enem?

Pirou, né? Claro que não pode levar calculadora ao Enem.

Os cálculos devem todos ser feitos nessa sua cabecinha linda e inteligente. Nada de calculadora, incluindo as de celular ou smartwatch. 

O que é proibido de levar ao Enem? 

Existem alguns itens que são expressamente proibidos de serem levados ao Enem e, caso você apareça com um deles no dia do exame, pode ter sérios problemas. 

Caso você seja flagrado fazendo uso, ou apenas carregando algum desses, é bem provável que seja eliminado do exame. Cuidado!

Esses são os itens proibidos de serem levados ao Enem:

  • Gorros, bonés e outros acessórios;
  • Óculos escuros;
  • Equipamentos eletrônicos e celulares;
  • Calculadora;
  • Aparelhos de MP3 ou outras mídias;
  • Relógios, ainda que analógicos;
  • Pen drive;
  • Agenda eletrônica;
  • Tablets, etc.
gabarito enem - Descrição: CTA direcionando para a ferramenta do gabarito Enem Descomplica

Pode levar absorvente ao Enem?

Com certeza! A dica é colocar seu absorvente dentro de um saquinho transparente para que os fiscais o vejam. E aí você coloca o amigo dentro do bolso. 

É mais seguro e garantido fazer isso, já que o absorvente pode esconder respostas para a prova, né. Quanto mais visível, melhor.

Quais documentos levar ao Enem?

No dia da prova do Enem 2021, você precisa levar um documento de identificação original com foto e dentro da validade. 

Pode ser sua identidade, carteira de trabalho, passaporte, certificado de reservista ou carteira de habilitação. 

Fique atento: não vale xerox, nem documento autenticado, tá bom?

Agora que você já sabe o que pode ou não levar ao Enem 2021, é hora de organizar todos os itens, separar tudo e partir pro exame!

Conte com o Descomplica para estudar e conferir o gabarito da prova. Aliás, você já conhece o gabarito extraoficial 2021 do Descomplica? É mara! Você pode usá-lo pra saber a sua nota logo depois do exame e, ainda, simular a nota do SiSU!

Vem pro aulão de revisão antes do Enem! Nele, a gente fala sobre o gabarito Descomplica Enem e manda aquele resumão antes da prova! 

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica