Biológicas, Humanas ou Exatas? Descubra qual é a sua área

23/09/2015 Yuri Costa

Está na hora de descobrir qual é a sua, de uma vez por todas.

Agora é a hora decisiva para duas coisas. Saca só: a primeira delas é que, com a divulgação das notas do Enem 2016, você já pode simular o seu resultado do SISU 2017 e, quando o sistema abrir pra valer, escolher a opção com mais sucesso pra você. Como? É só clicar aqui!

A segunda é que não dá mais pra você ignorar que você tem uma casa do Enem. Você precisa estar preparado para escolhas certeiras no SISU, certo? Biológicas, Humanas ou Exatas? Vem cá descobrir:

 

 

O ENEM já passou e finalmente chegou a hora do SISU, mas se engana quem pensa que a batalha é apenas contra o tempo. Uma guerra milenar está prestes a ressurgir, e todos teremos que escolher nossos lados na luta…

Tudo bem, não é para tanto. A rixa entre humanas e exatas já é antiga, e sabemos que números não se dão com letras. Mas vocês sabem quais são as origens dessas áreas? Confira abaixo, e descubram se vocês são de humanas ou exatas.

Ciências Humanas

humanas ou exatas

As Ciências Humanas buscam entender o ser humano, tanto como indivíduo quanto como parte da sociedade, estudando seu pensamento, suas relações, etc. As Humanas são conhecidas por serem muito subjetivas, e tentam compreender também as artes em geral, em matéria de entretenimento e cultura, e as questões da informação, da política e da linguística. A Filosofia, a Sociologia, a História, a Economia e a Psicologia são apenas alguns exemplos da área de Humanas.

Se você curte ler, escrever, questionar o mundo ao seu redor e adora arte, você provavelmente cairá nas Humanas. Tem que ter disposição para encarar tanto textão, mas, no fim, quem sabe você não se torne um grande historiador ou pensador contemporâneo?

Ciências Exatas

humanas ou exatas

Números, números, números… Antes que me acusem, é bom que vocês saibam que eu não sou exatasfóbico, tenho até amigos que são. Bem, as ciências exatas buscam métodos rigorosos para avaliar hipóteses e conceitos quantitativos. Em outras palavras: você, aluno de exatas, já se perguntou o motivo do nome “exatas”? Os estudos desta área englobam, em sua maioria, o que é palpável e intransigente – ou seja, o que é exato.

As Ciências Exatas estão dentre as áreas de estudo mais antigas que existem. Desde a antiguidade, a Matemática é utilizada para trazer avanço à sociedade. Sem ela, não teríamos as pirâmides, os grandes monumentos e, mais recentemente, não teríamos chegado à Lua! Além da Matemática, as Exatas englobam áreas como a Física, a Química, a Estatística, etc.

Ciências Biológicas

humanas ou exatas

E as Biológicas? Quem são, onde vivem e por que fogem da guerra? Talvez, enquanto os concorrente de humanas ou exatas batalham entre si, o aluno de Biológicas esteja quietinho no seu canto, apenas garantindo sua vaga em medicina…

As Ciências Biológicas estudam os seres vivos nas mais variadas escalas, até mesmo nas moleculares e atômicas! A relação entre os diversos seres e o meio ambiente também é importante para esta área, o que é especialmente importante em tempos de preocupação com sustentabilidade. Um fato interessante é que, ao contrário das Ciências Exatas, as Biológicas estão sempre se atualizando e revendo seus conceitos.

A Biologia é um campo amplo, estudando temas como genética, biologia molecular, zoologia, anatomia, etc. Por isso, o profissional que seguir por esta área terá um grande espectro de atuação, desde a medicina até a produção de plantas e remédios!

E aí? Já sabe se você é de humanas ou exatas? Comente abaixo o resultado do seu teste!

 

Yuri Costa

Yuri Costa escreveu 1834 artigos

8 Comentários para este artigo

  • Saula
    23/09/2015

    Quero exatas, mas meu teste deu humanas X.X

  • Ludmila
    25/09/2015

    Humanas<3

  • Thaísa
    26/10/2015

    O MEU DEU CIÊNCIAS HUMANA. ?

  • Hozana
    18/01/2016

    Biológicas ♡

  • Erycles Fabricio
    18/01/2016

    Humanas ???

  • Sarah
    15/08/2016

    Humanas …

  • Fabiana
    05/09/2016

    Estou num grande impasse: sou de Humanas e ao mesmo tempo, de Biológicas. Mas o teste deu de Humanas.

  • Livia
    18/09/2016

    Sou das trevas! Huehuehue

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *