Fuvest 2019: veja as datas para inscrição no vestibular

11/07/2018 Isadora Bombonatti
Fuvest 2019 contara com sistema de reconhecimento facial dos candidatos. Fonte: Jornal da USP

Fuvest 2019 contará com sistema de reconhecimento facial dos candidatos. Fonte: Jornal da USP

Fuvest 2019: a data para fazer a inscrição foi divulgada. Os interessados no vestibular, que seleciona os futuros estudantes da USP, deverão se inscrever entre os dias 13 de agosto a 14 de setembro. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site da Fundação. O valor da taxa de inscrição segue o mesmo do ano passado: R$170. A informação foi divulgada no Diário Oficial do Estado de São Paulo. Para conferir o documento na íntegra, clique aqui.

SAIBA COMO SE PREPARAR PARA O VESTIBULAR DA FUVEST

Calendário Fuvest 2019

  • Solicitação da isenção ou redução da taxa de inscrição: 10 a 31 de julho;
  • Inscrições: 13 de agosto a 14 de setembro;
  • Prova da 1º fase: 25 de novembro;
  • Prova da 2º fase: início em 06 de janeiro de 2019.

Modalidade de vagas

Nesta edição, as inscrições serão feitas por modalidades de vagas. Cada candidato deve escolher uma, entre as três categorias a seguir, para concluir seu registro:

  • Ampla Concorrência (AC): vagas destinadas aos candidatos sem exigência de nenhum pré-requisito;
  • Ação Afirmativa Escola Pública (EP): vagas destinadas aos candidatos que tenham feito todos os anos do Ensino Médio na rede pública de ensino;
  • Ação Afirmativa Preto, Pardo e Indígena (PPI): vagas destinadas aos candidatos que se autodeclaram como pretos, pardos ou indígenas.

Além disso, para a Fuvest 2019, a USP segue com a reserva de um percentual das vagas para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) – forma de ingresso que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Segunda fase

Para a Fuvest 2019, a segunda fase será aplicada de uma forma diferente. A etapa será composta apenas por dois dias de avaliação, ao invés de três, como foi feito em anos anteriores. No primeiro dia, os candidatos farão uma prova discursiva de Português e uma proposta de redação. Já no segundo, os participantes farão avaliações sobre as matérias específicas relativas ao curso que escolheram no momento da inscrição.

Novidades no vestibular

Recentemente, a universidade divulgou que a Fuvest 2019 contará com sistema de reconhecimento facial dos candidatos. A medida é uma forma de evitar fraudes na seleção e substitui o antigo método de coleta de impressão digital. O reconhecimento facial já foi utilizado na última prova de transferência externa da USP.

Prepara-se desde já para a Fuvest 2019

Quer ser bixo ano que vem? Então, confira as dicas do vídeo abaixo! Quanto mais você entender as peculiaridades da prova, mais fácil fica de personalizar o seu estudo. Vamos juntos rumo à universidade? 😉  

 

Isadora Bombonatti

Isadora Bombonatti escreveu 55 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *