É realmente difícil passar na Unesp?

02/08/2017 Larissa Coelho

Tá com medo dos vestibulares das estaduais de São Paulo? Está pensando em prestar para a Unesp? Realmente, são alguns dos vestibulares mais difíceis do país. Mas só porque é foda não quer dizer que seja impossível! Como aqui no Descomplica a gente só solta a sua mão na hora da aprovação, pedimos dicas para quem já passou com sucesso nesta fase do vestibular!

FAÇA O CRONOGRAMA DE ESTUDOS PERFEITO PARA PASSAR NA UNESP

Nós chamamos a Caroline Doms, aprovada em Jornalismo na Unesp, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, para contar algumas dicas que a ajudaram na hora de estudar e conquistar a tão sonhada vaga no ensino superior. A mais nova universitária tem 18 anos e estudou pelo Descomplica nos anos de 2015 e 2016.

Cronograma de estudos

“No começo do ano, eu assistia o Guia do Estudo Perfeito e fui aprendendo a estudar”, conta Caroline, “Montei um cronograma que eu fui mudando durante o ano porque eu percebi que não conseguia estudar determinadas matérias em tal dia e em tal horário, então fui adequando até ficar satisfeita”, completa. “No planejamento eu também colocava pausas para cochilar, tomar um café e ficar um pouco, mas só um pouquinho, nas redes sociais”, lembra a estudante, frisando a importância de descansar entre os momentos de estudo.

A Carol ainda conta que começava a estudar a partir das duas horas da tarde, depois de chegar da escola. O ponto de partida era a matéria prevista no planejamento da semana, depois estudo da teoria, seguido pela produção de um resumo. Ela terminava o ciclo fazendo uma lista de exercícios para terminar o cronograma daquele dia com as aulas ao-vivo.

Foco

Também é importante se concentrar 100% na hora de estudar: “Se você  é vestibulando, vai precisar de muita disciplina para estudar sozinho. Você não pode se distrair! Se o computador está ligado, é para estar com a janela do Desconversa aberta ou estar dentro do Descomplica assistindo a aula”, afirma a estudante.

Disciplina

“A redação eu deixava para fazer no sábado, mas todo sábado eu praticava”, ressalta Caroline. A melhor forma de aprender uma matéria é praticando muito e mantendo uma constância nos exercícios. “O exercício é essencial! É super importante para se adequar ao ambiente de prova”, lembra a estudante de Jornalismo.

Determinação

A Caroline começou a estudar com o Descomplica quando ainda estava começando o Ensino Médio. “Eu já tinha o intuito de entrar em uma universidade pública, mas para isso acontecer, eu sabia que ia ser preciso estudar”, afirma a estudante, “só que o meu erro, em 2015, foi achar que só assistir às aulas iam ser o bastante para eu passar no vestibular”, completa.

A Carol se considerava uma aluna “passiva”. Ela não interagia com os monitores nas aulas ao-vivo, não fazia exercício, nem conferia a teoria. Resultado: ao prestar o Enem 2015 como treineira, seu resultado não foi nem um pouco bom. “Eu percebi que tinha estudado totalmente errado e que ia precisar mudar o meu método de preparação para as provas”, relembra a estudante. Mas, mesmo assim, isso não fez com que ela desistisse do seu objetivo.

“Na minha lousa, que fica na minha mesa de estudos, eu escrevi os nomes das universidades nas quais eu mais tinha mais vontade de passar e, hoje, consegui ser aprovada no curso e na universidade que eu mais queria”, comemora a nova caloura. “O mais importante é não desistir do seu sonho! Você é capaz e saiba que você tem uma ferramenta incrível ao seu dispor, então saiba usufruir dela ao máximo. Tenha fé, não pense nos medo e estude muito”, finaliza.

Tá vendo como é super possível passar na Unesp? Estudando da forma correta, você tira a sua aprovação de letra, até mesmo nos vestibulares mais concorridos do país! A prova da primeira fase da Unesp vai acontecer no dia 15 de novembro, enquanto os exames de segunda fase serão aplicados em dezembro, nos dias 15 e 16. Aqui no Descomplica a gente está com nossos alunos para tudo! Partiu garantir o posto de bixo para o ano que vem? 😉

Larissa Coelho

Larissa Coelho escreveu 3183 artigos

Deixe o seu comentário!

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *