Blog Descomplica

Como melhorar a sua redação no Enem? Veja dicas para um texto nota mil!

Se você não mandou bem no Enem 2017, os espelhos de redação são uma ótima oportunidade para melhorar sua nota neste ano!
porDescomplica| 17/04/2018
Como melhorar na redação

Compartilhe

Se você está se preparando pro Exame Nacional do Ensino Médio, sabe que é super importante saber como melhorar na redação

Além disso, saber escrever um bom texto é daquelas habilidades que vão fazer a diferença na sua vida. Isso vale pra em muitos momentos. Tanto nos estudos, como futuramente no trabalho.

Pra te ajudar, vamos compartilhar aqui algumas dicas simples, mas certeiras. E nada de desanimar só porque já tentou outras vezes e não ficou tão satisfeito com seu resultado no Enem

Levante a cabeça e aprenda com os erros antigos pra aumentar a nota e conseguir a tão sonhada aprovação!

E mesmo se você já mandou bem e já tirou notas boas, as dicas podem ajudar. Afinal, se aperfeiçoar é sempre bom, não é mesmo? Então dá só uma olhada no que a gente separou pra você!

4 dicas para arrasar na sua redação do Enem

O primeiro passo é conferir os espelhos de redação do Enem divulgados pelo MEC. E, primordialmente, a chamada vista pedagógica, com a nota de cada competência avaliada. Ao todo são cinco competências. Veja como essa análise pode te ajudar.

1. Faça uma análise da sua vista pedagógica

Confira sua nota e leia com calma os comentários deixados pela banca avaliadora em cada critério avaliado. Depois, releia seu texto, identificando o que foi pontuado e entendendo o que precisa ser melhorado.

A partir disso você aos poucos vai conseguir entender melhor os seus pontos fortes e fracos. Posteriormente, na hora de escrever os próximos textos, é só prestar atenção pra não reproduzir os mesmos erros.

2. Entenda as competências avaliadas

A redação do Enem é avaliada a partir de cinco critérios diferentes, chamados de competências. Cada uma vale 200 pontos. Contudo, não adianta ir bem em uma e ir mal em outra. É preciso ter um bom desempenho em todas as competências:

  • Competência 1: avalia a adequação à norma culta, como ortografia, pontuação e concordância.
  • Competência 2: analisa se o participante entendeu a proposta da redação e escreveu nos moldes do texto dissertativo argumentativo.
  • Competência 3: avalia a coerência, se o participante conseguiu defender um ponto de vista e articulou ideias que tenham a ver com seu posicionamento.
  • Competência 4: avalia a coesão textual, ou seja, se o aluno conseguiu fazer a ligação entre as partes do texto.
  • Competência 5: é focada na proposta de intervenção que deve ser apresentada na conclusão, sempre respeitando os direitos humanos.

3. Treine seu ponto fraco

Depois de identificar quais foram os critérios que você deixou a desejar na sua redação e entender o que cada uma das competências avalia, é hora de treinar. Afinal, é preciso prática pra conseguir melhorar o seu desempenho e fazer uma redação nota mil.

Pra isso, sempre que estiver escrevendo as suas redações, pense acima de tudo nos critérios que te tiraram pontos. E dê uma atenção a mais a eles.

4. Procure espelhos de redação de outros participantes

Além de fazer essa autoavaliação, entendendo em que quesitos você precisa se aprimorar e em quais já está indo bem, uma boa dica de como melhorar na redação é olhar os espelhos de redações de outros participantes.

Ao ler redações bem avaliadas você vai conseguir ter muito mais insights pra quando for a sua vez de escrever. E certamente vai perceber que não é preciso uma redação impecável ou perfeita pra garantir um notão.

Como melhorar na redação

Mas afinal, como fazer uma boa redação no Enem?

Pra quem quer entender como melhorar na redação do Enem, é importante entender também o tipo de texto exigido. É uma redação dissertativa argumentativa.

Esse formato de redação é basicamente um texto no qual você deve colocar o seu ponto de vista sobre o tema. Pra isso você deve começar propondo uma ideia inicial, a chamada tese.

Na sequência, é hora de apresentar argumentos de tal forma que ajudem a convencer quem está lendo. Mostre que você tem motivos embasados pra defender a sua opinião a respeito da tese.

A estrutura básica deve ser:

  • Introdução: é o primeiro parágrafo, no qual você apresenta o tema e diz o que acha sobre ele.
  • Desenvolvimento: dois ou três parágrafos com argumentos que explicam de forma clara e objetiva por quais motivos você tem essa opinião.
  • Conclusão: pra finalizar, é preciso que o texto tenha uma proposta de solução. Retome os objetivos dos parágrafos anteriores e apresente possíveis soluções.

Outra dica importante de como melhorar na redação é, antes de começar a escrever, refletir sobre o que você pensa e o que você sabe sobre o assunto proposto. Uma vez que você tenha feito isso, vai ver que facilita bastante na hora de organizar as ideias.

Ao colocar no papel, lembre-se que você deve escrever sempre buscando ser coerente. Não é preciso usar palavras rebuscadas ou tentar fazer algo muito elaborado. O mais importante é que seja facilmente entendido e que a leitura seja fluida. Em resumo, o texto tem de fazer sentido

E faça sempre uma revisão final. Observe se a estrutura está correta, veja se há erros gramaticais, palavras repetidas muitas vezes, ou frases soltas. Corrija todos os pontos antes de entregar.

Preparado para uma ótima redação?

Além de entender o estilo de texto, avaliar seus erros antigos e saber o que é avaliado pelo Enem, é importante também buscar formas de estimular a criatividade. Isso vai te ajudar a ter novas ideias com mais facilidade. E aumentar a sua capacidade de argumentação ao fazer os seus textos.

Tente também organizar uma rotina pra praticar redação. Não é preciso escrever todos os dias. Afinal, a gente sabe que a vida de quem está se preparando pra uma prova importante costuma ser corrida e envolve muitos outros conteúdos.

Mas o ideal é fazer pelo menos uma por semana, observando quanto tempo você gasta pra finalizar o texto. Assim você vai conseguir dividir todas as matérias de uma forma que funcione bem pra você.

Agora que você já tem algumas dicas de como melhorar na redação, é hora de colocar a mão na massa. Esse é o seu ano pra conseguir entrar na faculdade que tanto deseja. E a Descomplica está pronta pra te ajudar nessa caminhada. Confere lá nossos cursos preparatórios para o Enem e vestibulares.

Comentários

ícone de atenção ao erroícone de atenção ao erroícone de atenção ao erro
Quer receber novidades em primeira mão?
Prontinho! Você receberá novidades na sua caixa de entrada.

Veja também

Separamos alguns conteúdos pra você

logo descomplica