• Aumentar Fonte
  • Diminuir Fonte
  • Trocar contraste

Você sabe o que é um texto?

Olá, pessoal!

Muitos de vocês já estão de volta às aulas. Alguns farão vestibular pela primeira vez, outros já passaram por essa experiência antes. O que importa, na verdade, é que todos vocês precisam escrever muito bem, pois a redação tem um peso imenso nas provas de todo o país. Já venho fazendo esse trabalho há algum tempo aqui, postando dicas e redações prontas, então não se esqueçam de dar uma olhada nos posts anteriores. Mas, um novo ano letivo se inicia, e mãos à obra! Temos muito conteúdo para abordar!

Em primeiro lugar, gostaria de definir com vocês uma noção importantíssima, mas que quase nunca é apreendida. A pergunta do dia é: O que é um texto?

Sabemos que texto é uma ocorrência linguística de sentido completo, que ele deve ter uma unidade e que, principalmente hoje em dia, podemos falar dos mais diversos tipos de “textos” (texto jornalístico, texto midiático…). Mas, dentro disso, – e para elaborar qualquer redação – temos que ter em mente algo vital: todo e qualquer texto precisa estabelecer uma comunicação entre o produtor e o destinatário. Até mesmo aquele bilhete que você escreve na sua agenda para não esquecer de levar um livro para a aula está estabelecendo uma comunicação, de você com você mesmo. Portanto, lembrem-se sempre desta relação:

Comunicação textual: Produtor -> Destinatário

Por que estou falando isso? Porque, em algumas ocasiões, o destinatário é evidente, como em cartas, por exemplo. As bancas de vestibulares sempre te dizem para quem você está escrevendo, seja para seu pai, ou para o Presidente da República. Já em dissertações argumentativas – o tipo de texto mais pedido pelas bancas – o destinatário é chamado de leitor universal. Ou seja, ele pode ser qualquer pessoa. O que importa não é quem ele é, mas que ele seja convencido de que seus argumentos são coerentes e louváveis. Eis a arte da argumentação, que estudaremos bastante aqui durante o ano.

No próximo post, virei com mais uma redação pronta. Atendendo a um pedido deixado aqui nos comentários, postarei uma carta aberta à população, defendendo os direitos das mulheres. Continuem deixando suas sugestões sempre!

Até lá!

Compartilhe

Avatar

Gostaria de uma redação que fosse como um dialogo entre 3 ou mais personagens… teria que ser como uma entrevista, o assunto da entrevista pode ser um tema livre, desde que seja informativo ou engraçado…

responder
Avatar

preciso de uma redação dissertativa
sobre: educação contemporanea
pode ser sobre Educação Incluisiva, Bulliyng, violencia na escola ou reforma da organizaçao em 9 anos do ensino fundamental
grata,

responder
Avatar

Gostaria de uma redaçao que o tema é :Quem sou eu? na 3 pessoa como se fosse uma observadora do seu eu.

responder
Avatar

Pessoas…Vocês acessam o site como se fosse “façosuaredação.com.br”.Porém,este está disponível para nos auxiliar a compreender coisas novas ou que até mesmo já saibamos,mas que possuímos dúvidas.
Pede-se sugestões;opiniões.Não suas tarefas.
PEACE!

responder
Avatar

Olá, por favor preciso de duas redações dissertativas sobre “educação contemporânea” e outra sobre “liberação das drogas com pró e contra”
Grata por sua atenção Analy.

responder